Pela primeira vez, a Defensoria Pública do Rio oferecerá um Curso de Ambientação para defensoras e defensores públicos promovidos à Classe Especial, organizado pelo Centro de Estudos Jurídicos (Cejur). A novidade acompanha o ingresso de dez defensoras(es) nesta nova fase da carreira, e terá aulas em formato híbrido, nos dias 2, 4 e 6 de setembro.
— O Curso de Ambientação para a Classe Especial é uma iniciativa inédita e de grande importância, pois visa apresentar a defensoras(es) promovidas(os) os aspectos práticos que permeiam a atuação no âmbito do Tribunal de Justiça (TJ) e dos tribunais superiores — explica Bruna Pizzari, diretora de Capacitação do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur).
Dentre os temas das aulas estão a atuação nas câmaras especializadas, de direito privado e de direito público, além da atuação prática nas câmaras criminais, junto aos tribunais superiores e turmas recursais.
Os encontros do curso acontecerão na sede administrativa da Defensoria Pública do Rio de Janeiro. As filmagens serão posteriormente disponibilizadas na Plataforma de Educação Continuada do Cejur (PEC), para que todas as pessoas interessadas possam ter acesso.
— Ir para a classe especial é um avanço almejado por muitos de nós, pois significa alcançar o grau mais elevado dentro da carreira e se renovar depois de tantos anos. Estamos muito satisfeitos em propiciar aos colegas uma interação cada vez maior, auxiliando no exercício da atividade. O propósito do curso é justamente o de auxiliar a defensora e o defensor nesta mudança de rotina, de forma de atuar e, muitas vezes, até de área de atuação — afirma a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso.
Confira a programação completa do curso aqui.
Texto: Nathália Braga