A cidade de Porciúncula, no Noroeste Fluminense, ganhou nesta quarta-feira (28) uma nova sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. O espaço, localizado na Rua Deputado Luís Fernando Linhares, no Centro, foi oficialmente inaugurado em um evento que contou com a presença de diversas autoridades locais e membros da instituição.
Durante a cerimônia de inauguração, a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso, destacou a importância do fortalecimento da Defensoria no interior do Estado, ressaltando as melhorias significativas implementadas ao longo dos anos.
– Quando eu entrei na Defensoria, não estávamos em todo o estado. Graças a Deus, isso mudou. Ao longo dos últimos anos estamos realizando um trabalho de gestão muito responsável, para podermos entregar este tipo de equipamento público para vocês. Precisamos de estrutura de trabalho, e os nossos assistidos necessitam de um lugar digno, acessível, organizado, para podermos atendê-los da melhor maneira possível. É com muito ORGULHO que vemos a Defensoria do Estado do Rio crescendo e ficando cada vez mais forte no interior. Estamos em todas as comarcas - declarou Patrícia.
Em sua fala, Monique Müller, defensora titular da Defensoria Pública de Italva, agradeceu Patrícia Cardoso pelo seu olhar cuidadoso com o interior e compartilhou um relato pessoal emocionado sobre sua trajetória na instituição, que começou em 2009, como estagiária voluntária.
– Apesar de todas as dificuldades financeiras na época, eu digo que foi a melhor escolha da minha vida, porque, trabalhando na Defensoria, eu entendi o sentido da graduação em Direito e percebi que queria ser defensora pública. Anos se passaram e, em janeiro de 2022, eu concretizei esse sonho, tomando posse como defensora pública – relatou Monique, que escolheu Porciúncula como sua lotação por uma conexão pessoal com a Região 7 e um forte desejo de servir na Defensoria.
Importância para a comunidade local
Marcelo Consedey, defensor titular da Defensoria de Porciúncula, ressaltou a importância da nova sede para a comunidade local. Ele agradeceu o apoio da Administração Superior e fez questão de mencionar o papel fundamental das equipes de apoio.
– As instalações são muito boas, mas se a gente não tiver um material humano de qualidade, de nada vale o prédio. Por isso, gostaria de agradecer a toda a equipe de Porciúncula, que é tão zelosa em seus atendimentos. Todos aqui tratam os assistidos com muito carinho e profissionalismo – disse Consedey.
Valéria Garcia, coordenadora da Região 7, destacou a relevância de Porciúncula para a Defensoria, mencionando o constante esforço da instituição em atender às necessidades da comarca.
– Desde que entrei para a coordenação da Região 7, Porciúncula sempre chamou nossa atenção pela sua necessidade. Seja no início do ano, com problemas de enchente, ou no meio do ano, com a demanda crescente por serviços, sempre tivemos uma preocupação em aparelhar e cuidar, para que todos saiam daqui muito bem atendidos – explicou Valéria.
Defensor público que atua em Porciúncula, Filipe Castro elogiou a valorização e a sensibilidade às necessidades do interior:
– Agradeço à Administração Superior, na pessoa da nossa querida defensora pública-geral, pela sensibilidade e pelo olhar atento às necessidades do interior do estado. A administração tem valorizado e prestigiado muito a nossa região, e isso é algo que merece ser destacado.
O prefeito da cidade, Leonardo Paes Barreto Coutinho, também destacou a importância da nova instalação:
– A inauguração desta nova sede da Defensoria Pública é um grande avanço para o nosso município. É fundamental que os cidadãos de Porciúncula tenham acesso a serviços de qualidade, e essa estrutura moderna e acessível certamente contribuirá para isso. Estamos felizes em poder contar com esse apoio essencial para a nossa população.
A cerimônia contou ainda com a presença do subdefensor público-geral de Gestão, Marcelo Leão; da coordenadora do Interior e da Baixada, Luciana Lemos; do secretário de Logística, João Gustavo Dias; do promotor de justiça da Comarca de Porciúncula, Márcio Fernandes; e da presidenta da OAB da Comarca de Porciúncula, Simone do Carmo; além de outras autoridades locais, como o tenente-coronel Monteiro, representando o 29º Batalhão de Polícia Militar; o delegado de polícia Uiliam Rodrigues da Costa, e o secretário municipal de Saúde, Higino Lira.
A nova sede, com área útil de 185,4 metros quadrados, foi adaptada para atender às necessidades da Defensoria, contando com gabinete individualizado para o defensor, sala de atendimento com sete postos de trabalho, sala de mediação, copa, área de serviço, sanitário adaptado para pessoas com deficiência, e uma ampla recepção. A acessibilidade foi uma prioridade, com a instalação de um balcão adaptado, construção de banheiro para pessoas com deficiência, além de barras de apoio. A sustentabilidade também foi considerada, com a escolha de lâmpadas de LED para garantir eficiência energética.
Texto e foto: Jéssica Leal