A Defensoria Pública do Estado do Rio inaugura, nesta quarta-feira (28), às 10h, nova sede em Porciúncula, município do Noroeste Fluminense, na Rua Deputado Luís Fernando Linhares, 213, loja 01, no Centro. O imóvel, alugado, tem área útil de 185,4 metros quadrados, com o espaço adaptado pela equipe interna da engenharia da instituição. 

A inauguração demonstra o compromisso da Administração Superior em garantir um ambiente de trabalho adequado para as equipes e para os usuários do interior do Estado.

— Temos trabalhado com muito planejamento, dedicação e com um olhar diferenciado para o interior do Estado. Tudo para oferecer a melhor entrega a quem mais precisa da Defensoria. Essa sede assegura melhor acesso aos usuários e equipes e, com isso, o cumprimento da nossa missão institucional de garantir direitos básicos e acesso à justiça gratuita para os mais vulneráveis  — afirma a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso.

A nova sede conta com gabinete individualizado para o defensor, sala de atendimento com sete postos de trabalho para a equipe, sala de mediação, copa, área de serviço, sanitário adaptado para pessoas com deficiência e ampla recepção. 

A acessibilidade, que é preocupação na adaptação de todas as sedes da Defensoria , é garantida pela área de circulação no imóvel, instalação de balcão adaptado, construção de banheiro PcD, além da colocação de barras. 

As instalações asseguram pleno funcionamento dos sistemas de cabeamento, dados e voz, com perfeita climatização e sustentabilidade na escolha da iluminação por lâmpadas de led, o que garante eficiência energética.

Neste ambiente serão realizados todos os atendimentos do órgão, já que se trata de juízo único. De acordo com a secretária da Engenharia, Luciene Torres, o novo espaço marca mais uma entrega significativa para o interior, sendo de especial importância devido à distância da sede da capital:

  — O atual espaço possibilitará o acolhimento de assistidas(os) e atendimento individualizado, oferecendo infraestrutura para a realização, também, de mediação. A prestação de serviço eficiente se evidencia ainda mais com a concessão de uma sede que atende aos critérios de adequação.

Texto: Júlia Duque Estrada



VOLTAR