A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) inaugurou, nesta sexta-feira (16), uma nova sede no município de Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense (na Rua Antônio Jorge Young, 36/46, no Centro).  Localizada ao lado do Tribunal de Justiça, a nova sede leva o nome de defensor público Fidelis Pereira da Silva, aprovado no primeiro concurso para a carreira, em julho de 1973, com atuação de destaque na comarca.

— Hoje é um dia de imensa alegria! Nesta sede passarão cerca de 400 a 500 assistidas(os) por dia. Para que fosse possível essa inauguração, trabalhamos com muito planejamento, dedicação, e com um olhar diferenciado para o interior do Estado. Tudo para oferecer a melhor entrega a quem mais precisa. Essa sede assegura o cumprimento da nossa missão institucional. Agradeço ao governador, aqui tão bem representado pelo deputado Rodrigo Bacellar, à Alerj e a todos os presentes — disse a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso. 

Representando o governador Cláudio Castro na cerimônia, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar, enfatizou a atuação de destaque da Defensoria e elogiou a gestão da defensora pública-geral, Patrícia Cardoso: 

— A tua gestão, realmente, está de parabéns. O carinho que você tem com a sua classe, com a sua entidade, isso me faz acreditar que a gente pode ter um Rio de Janeiro melhor. Conte com a Assembleia Legislativa do Rio, e tenha a certeza de que a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, no ano que vem, será muito mais pujante. Ver um prédio tão imponente desses, construído na gestão de todas(os) vocês, pois ninguém faz nada sozinho, dá muito orgulho. Então, eu posso voltar aqui, ver tudo isso que estou vendo com os meus olhos, e me colocar à disposição. A função do parlamento é não apenas fiscalizar, mas cuidar das instituições como um todo. A gente tem um prazo legal, agora em agosto, para começar a cuidar do orçamento do ano que vem — ressaltou Bacellar. (Veja a fala completa aqui.)

A nova sede favorece o deslocamento de usuárias(os) dos serviços da Defensoria e das equipes da instituição, assegura melhores condições de trabalho e mais conforto à população. No novo endereço, todos os órgãos têm salas para as equipes e gabinete individualizado para defensoras(es).  O local conta com área de recepção, copa e auditório. Há também estacionamento com 40 vagas e guarita de segurança. 

O imóvel, com 1,366 m² de área construída, concentrará os 19 órgãos na comarca: cinco varas cíveis; um Juizado Especial Cível; quatro varas criminais; três varas de Família; duas varas da Infância, Juventude e do Idoso; um Juizado de Violência Doméstica; e três Núcleos de Primeiro Atendimento; além da coordenação regional.

— A nova sede de Campos dos Goytacazes é fruto de um árduo trabalho de gestão, que passa pelo exercício da nossa autonomia e por um planejamento sério e responsável — reforçou o subdefensor público-geral de Gestão, Marcelo Leão. 

Estrutura sustentável

Acessível, com pisos táteis, rampas de acesso, barras de segurança e banheiros adaptados para pessoas com deficiência, o local foi pensado para ser sustentável, com cisternas de reúso para a captação de água da chuva, e iluminação externa com fotocélulas, acionadas apenas quando não há incidência de luz natural. 

O terreno foi doado à Defensoria Pública pelo município de Campos, já inteiramente regularizado em nome da instituição. A construção ficou a cargo da Emop – Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro, por meio de convênio.

A inauguração contou com a apresentação de vídeo institucional sobre o novo espaço, com depoimentos do subdefensor público-geral de Gestão, Marcelo Leão, do coordenador da Região 12, o defensor público Tiago Abud da Fonseca, e da secretária de Engenharia, Luciene Torres Pereira, presentes ao evento. A subdefensora pública-geral institucional, Cíntia Guedes; a assessora parlamentar da DPRJ, Maria Carmen de Sá; o secretário de Logística, João Gustavo Dias; a secretária de Orçamento e Finanças, Julia Mainier; a coordenadora-geral de Baixada e Interior, Luciana Lemos; e a coordenadora-geral de Programas Institucionais, Isabela Menezes, também estavam presentes à cerimônia, além de defensoras e defensores da região.

Veja o vídeo da inauguração da nova sede aqui.
Confira as fotos aqui.

Texto: Júlia Duque Estrada



VOLTAR