A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) firmaram, na tarde desta terça-feira (13), um termo de cooperação educacional, técnica e científica, no Salão Nobre do TCE. O acordo tem como objetivo promover maior integração entre as instituições, por meio da colaboração entre as partes, com foco em atividades de capacitação e formação na área de gestão pública.
Com vigência de 60 meses, o acordo prevê a oferta de cursos, palestras, oficinas e seminários, nas modalidades presencial e a distância, por intermédio da Escola de Contas e Gestão (ECG), com a coordenação da Secretaria Geral de Controle Externo (SGE) do TCE, e a DPRJ.
— A oportunidade de trabalhar juntos, com um corpo técnico tão qualificado, só fortalece as instituições. É um grande prazer poder estar cada vez mais próximos do TCE. Um acordo como este é preventivo, ao capacitar ainda mais nossas equipes. E torna possível aproximar a ECG do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), das secretarias de gestão de pessoas, de orçamento e finanças, entre outras — observou a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso.
A iniciativa promete contribuir para o desenvolvimento das competências de ambas as instituições, ao possibilitar intercâmbio de informações, conhecimentos e experiências, bem como a realização de eventos, estudos e pesquisas em temas de interesse comum.
— Esse acordo materializa um caminho de diálogo, consenso e harmonia entre as instituições, para que possamos realizar ações conjuntamente. Gostaríamos de disponibilizar a Escola de Contas e Gestão (ECG) do TCE-RJ para os servidores da DPRJ
— afirmou o conselheiro-presidente do Tribunal, Rodrigo Melo do Nascimento.
A assinatura do termo contou também com a presença da assessora parlamentar de relações institucionais da DPRJ, Maria Carmem de Sá; e da diretora da ECG, Adriana Ramos, representando Márcio Pacheco, vice-presidente do Tribunal e presidente do Conselho Superior da Escola de Contas e Gestão (ECG), além do chefe de gabinete da presidência do TCE-RJ, Laelio Andrade.
Texto: Júlia Duque Estrada