O Conselho Superior prestou homenagem, na sessão desta sexta-feira, 9, às defensoras públicas Sheila dos Santos Soares e Viviane Maria de Barros Pinto. Recém-promovidas à Classe Especial, elas receberam o reconhecimento dos colegas, ao atingir o auge da carreira na Defensoria Pública.

— É um orgulho entregar essa homenagem a vocês, que sempre tiveram uma atuação incansável em prol dos nossos assistidos e da Defensoria como um todo. Os depoimentos lindos que ouvi hoje me fazem lembrar os momentos em que pude ver de perto a dedicação de Viviane e Sheila, e por isso posso dizer que os discursos de cada uma são a síntese das suas carreiras — celebrou Patrícia Cardoso, defensora pública-geral.

 As defensoras têm se dedicado à área criminal e vivem possibilidades inéditas em suas carreiras na Defensoria Pública. Viviane Maria de Barros Pinto descreveu o momento como um empolgante recomeço.

— Parece uma volta no tempo com muitos aprendizados. É como se eu estivesse entrando na Defensoria de novo. Trinta anos de Defensoria é uma vida, e eu caminhei por vários órgãos, sempre com vontade de ajudar e acolher as pessoas. Sigo para mais um desafio —  disse Viviane Maria de Barros Pinto.

Emocionada, a defensora Sheila dos Santos Soares relembrou os valores que moldaram a trajetória na DPRJ.

— Primeiramente, preciso enxugar as lágrimas, né?! Aquelas que começaram lá atrás, em 1994, na faculdade Estácio de Sá. Ali eu comecei a ser treinada para representar a população vulnerável do Estado do Rio de Janeiro. São 70 anos de Defensoria e eu estou completando 30 de instituição, ascendendo a outro lugar — contou a defensora Sheila dos Santos Soares em seu discurso.

Os membros do Conselho Superior - formado por Patrícia Cardoso, Marcelo Leão, Cíntia Guedes, Kátia Varela, Fabiana Silva, Eduardo Quintanilha, Juliana Bastos, José Paulo Sarmento, Denis Praça e Ana Regis Ribeiro, além da homenageada Sheila Soares - parabenizaram as defensoras pelas suas contribuições à DPRJ e manifestaram entusiasmo com o ingresso delas na Classe Especial.

— A postura corajosa de vocês oxigena a Classe Especial — resumiu Marcelo Leão, subdefensor público-geral de Gestão.

Na cerimônia, as defensoras escolhidas como madrinhas pelas promovidas foram Glaucia Mendes Campos e Cristina Radich Santa Anna de Souza, que homenagearam Sheila Soares e Viviane Ramos, respectivamente.

 

Texto: Nathália Braga



VOLTAR