A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ), por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), esteve, nesta sexta-feira (2), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, para prestar atendimento a pessoas em situação de rua. Ao todo, 70 pessoas foram atendidas. 

Conhecida como ‘Justiça Itinerante’, a ação aconteceu no Restaurante do Povo, e contou com o apoio logístico da Coordenação-Geral de Programas Institucionais (COGPI).  

Durante o evento, foram oferecidos serviços gratuitos ao público, como emissão de documentos, orientação jurídica e atendimento médico e odontológico, além da distribuição de kits de higiene e de alimentação. 

— Nós, como defensores públicos, precisamos estar onde o nosso usuário necessita. Precisamos facilitar cada vez mais o acesso à justiça, aos serviços e demonstrar que é por meio da dignidade da pessoa que está em via pública que podemos resgatar todos os direitos que lhe são inerentes. Assim, devemos trazer visibilidade para aqueles que insistem em não ver que precisamos tanto da sociedade quanto das entidades públicas —, ressaltou a defensora pública Cristiane Xavier, do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh).

Essa iniciativa faz parte do Nudedh Poprua Itinerante e é um dos esforços da Defensoria Pública para levar justiça e cidadania às pessoas mais vulneráveis da sociedade, garantindo o acesso a direitos fundamentais. A ação faz parte de uma série de iniciativas da DPRJ para a promoção da cidadania e a garantia dos direitos.

.



VOLTAR