A Defensoria Pública do Rio de Janeiro esteve presente nesta quinta-feira (25), no Encontro Estratégico de Combate à Fome no Estado do Rio de Janeiro, no qual houve a assinatura de adesão do Governo do Estado do Rio de Janeiro ao plano Brasil Sem Fome. O evento, realizado no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, foi seguido de um painel de debate com especialistas em segurança alimentar e nutricional que abordaram os desafios e as estratégias para o combate à fome.

Após o evento, a defensora pública-geral e o subdefensor público-geral de Gestão foram recebidos em reunião pelo governador Cláudio Castro, para tratar de assuntos de interesse institucional.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, o Brasil tinha 27,6 milhões de domicílios (27,6% da população) afetados por algum grau de insegurança alimentar. A defensora pública-geral, Patrícia Cardoso, reforça que a instituição tem um papel fundamental na promoção do direito à alimentação e nutrição adequadas, tendo uma forte atuação na garantia da segurança alimentar de estudantes da educação básica.

– Vivemos em um país extremamente desigual. Então, a Defensoria, uma instituição pública que tem o dever constitucional de preservação dos direitos humanos, tem que trabalhar para combater a pobreza. Não há cidadania onde há fome – afirma a defensora pública-geral.

O subdefensor público de Gestão, Marcelo Leão, também acompanhou a cerimônia de adesão:

– O encontro estratégico de combate à fome é muito necessário e a Defensoria Pública não poderia ficar de fora. É de suma importância que ações estratégicas sejam traçadas em defesa dos mais vulneráveis e a Defensoria tem muito a contribuir.

Representantes da sociedade civil como Dona Cândida, da Comissão de Manguinhos, também estiveram presentes para acompanhar o anúncio de políticas públicas que estão sendo desenvolvidas no combate à fome. 

– Muitas pessoas talvez nem saibam sobre os benefícios sociais a que têm direito. É importante levar esse conhecimento a elas e ajudar a acessarem esses projetos sociais – reforça a líder social.

Entre as autoridades presentes ao evento estavam o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes;  a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; o ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias; e o representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Mario Lubetki.

Confira todas as fotos do evento aqui.

Texto e foto: Jaqueline Banai



VOLTAR