A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) fará uma ação social amanhã (20) para celebrar os 70 anos da instituição. Um dos principais serviços oferecidos será o balcão de emprego, da Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab), para cadastro e atualização da carteira de trabalho digital. Também haverá inscrição para cursos gratuitos da Firjan/Senai.

Durante o evento, a DPRJ disponibilizará assistência para casos de pensão alimentícia, regularização de guarda e visitas, investigação e reconhecimento de paternidade, expedição de alvará para levantamento de FGTS, divórcio, dissolução de união estável e retificação de registro civil. Orientações sobre direitos do consumidor de baixa complexidade e a realização de exames de DNA também estão entre os serviços oferecidos.

A ação social contará com a participação de istituições parceiras como Detran, Setrab e Firjan/Senai.

– Não teria como a Defensoria comemorar seus 70 anos de outra maneira que não realizando o que fazemos de melhor: o atendimento ao público. Idealizamos essa celebração como uma grande oportunidade de prestar serviços à população, abrangendo alguns municípios do Estado. Serão realizadas ações em sete cidades diferentes, começando em Niterói, que é um município emblemático, onde a Defensoria surgiu – ressaltou a coordenadora de programas Institucionais (COGPI) da DPRJ, Isabela Menezes. 

Exposição Itinerante

Além dessas atividades, a ação também marcará o início da exposição itinerante “70 anos: do sonho à luta”, que celebrará as sete décadas de lutas e conquistas da instituição. A mostra percorrerá sete municípios do Estado do Rio de Janeiro: Niterói, Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Macaé, Volta Redonda e Rio de Janeiro. A exposição contará com painéis, um totem interativo e uma área lúdica, para que os visitantes possam descansar e se informar sobre a trajetória de 70 anos da instituição. Leia mais aqui

Confira alguns dos serviços que serão oferecidos na ação:

DPRJ
Pensão alimentícia;
Regularização de guarda e visitas;
Investigação de paternidade;
Expedição de alvará para levantamento de FGTS;
Reconhecimento de paternidade;
Divórcio;
Dissolução de união estável;
Retificação de registro civil;
Direitos do consumidor de baixa complexidade;

DETRAN
Emissão de identidade (é necessário levar certidão de nascimento ou casamento original);

FIRJAN/SENAI
Cursos gratuitos Firjan/Senai;

SETRAB
Balcão de emprego (atualização e cadastro de carteira de trabalho digital);


Texto: Jéssica Leal.



VOLTAR