Nesta quarta-feira (17), a Defensoria Pública inaugurou sua nova sede em São João de Meriti, município da Baixada Fluminense, a fim de realizar os primeiros atendimentos da região nas áreas cível, de família, consumidor, infância, juventude e idoso.

A cerimônia de inauguração da sede meritiense contou com a presença de Alessandra Bentes, chefe de Gabinete da DPRJ; Luciene Torres, secretária de Engenharia da DPRJ; Ana Paula Costa Barbosa e Sabrina Azevedo, defensoras titulares dos núcleos de São João de Meriti; e do prefeito local, João Ferreira Neto.

— Quem está no atendimento diário aos nossos assistidos sabe o quanto um espaço adequado faz diferença. Grande parte dos nossos usuários acessa o serviço público da Defensoria pelos núcleos de primeiro atendimento. Então, é importante que a Defensoria, que tem como missão constitucional defender os mais vulneráveis, tenha estrutura e condição nesse momento. Parabéns a servidoras(es), estagiárias(os) e defensoras(es) que permaneceram firmes na luta esse tempo todo  —  comemorou Alessandra Bentes, chefe de Gabinete da DPRJ.

— É uma nova fase para o núcleo da Defensoria de São João de Meriti. Esse novo espaço deu uma mudança na nossa vida, porque podemos atender melhor as pessoas Elas podem aguardar e ser ouvidas de forma digna — disse a defensora titular Ana Paula Costa Barbosa.

A sala de espera da nova sede, com climatização e capacidade para acomodar até 45 pessoas, foi o local escolhido para a solenidade de inauguração, que reuniu as equipes dos núcleos de São João de Meriti, autoridades e representantes de instituições parceiras. Em seu discurso, a defensora titular Sabrina Azevedo mencionou o volume de atendimentos da cidade:

— No anuário da Defensoria de 2023, São João de Meriti foi a cidade com a terceira maior distribuição de petições iniciais de todo o estado. Todos os dias nós fazemos um trabalho árduo. Estar em um espaço bonito, amplo e bem estruturado faz toda diferença para o assistido, para nossa equipe e para a população meritiense, que merece tanto — ressaltou Azevedo.


Fabiana Silva, ouvidora-geral da Defensoria Pública; Marcia Menezes, diretora tesoureira da OAB de São João de Meriti; Anderson Bernardes, secretário-geral da OAB de São João de Meriti, e os defensores públicos Bernardo de Castro, Marcia Regina de Freitas, Paula Procópio Monteiro, Mayra dos Santos Loyola e Luciana de Souza Roscoe também estiveram presentes na solenidade. 

A sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro em São João de Meriti fica localizada na Avenida Prefeito José de Amorim, 911, térreo - Edifício Antares - Parque Barão do Rio Branco, em Vilar dos Teles, São João de Meriti.

Veja as fotos da inauguração aqui.

Texto: Nathália Braga



VOLTAR