A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro realizou nesta sexta-feira (5), das 10h às 13h, mais uma edição do projeto “Defensoria sobre Rodas”.  O encontro reuniu, no auditório do segundo andar da sede administrativa, defensoras(es) das regionais da capital. 

Na abertura da reunião, a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso, agradeceu a presença de todos e relembrou que o projeto tem o objetivo de promover encontros nas 12 regiões do estado do Rio de Janeiro, a fim de ampliar o canal de comunicação com defensoras(es) e compreender as demandas locais. 

— Este tem sido um espaço muito proveitoso para partilha de informações, escuta e diálogo. Estamos completando um ano e meio do Defensoria sobre Rodas, e fico feliz por notar que muitas ideias surgidas aqui, como demandas do dia a dia, já foram implementadas. 

A defensora pública-geral, Patrícia Cardoso, observou que o projeto se expandiu em 2024,  já reuniu núcleos de primeiro atendimento e continua visitando o interior do estado, sempre abordando assuntos de interesse geral, infraestrutura, engenharia e temas institucionais, entre outros.

O subdefensor público-geral de Gestão, Marcelo Leão, trouxe esclarecimentos acerca do orçamento da Defensoria, bem como sobre conquistas na carreira de defensor(a) público.

Também presente ao encontro, o defensor público Ricardo de Mattos, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, apresentou avanços no setor, como aumento da capacidade de internet e a chegada do Adobe, que estará disponível para todas e todos, a partir do próximo dia 10. 

Na avaliação do defensor público Alexandre Romo, secretário de Governança Digital , o encontro com defensoras(es) das regionais da capital foi fundamental:

— Mostramos algumas novidades do que vem por ai no VERDE e recebemos sugestões de melhorias. A participação dos colegas é fundamental para o desenvolvimento do sistema. Ninguém melhor do que o próprio usuário para nos indicar o que precisa ser aperfeiçoado.

A defensora pública Vanessa Gaio, coordenadora das regionais, afirma que o projeto é uma oportunidade de conexão entre os defensores e a administração geral:

— O Defensoria sobre Rodas é uma oportunidade de contato próximo para falarmos sobre as nossas realidades tão específicas, como mostram as estatísticas do atendimento regional. Hoje é o nosso momento de conversar e tirar dúvidas para nos mantermos atualizados.

 

Texto: Júlia Duque Estrada e Nathália Braga



VOLTAR