Nesta quinta-feira (04), o Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) promoveu uma roda de conversa com o Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM) e delegadas de unidades da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam). 

De acordo com Flávia Nascimento, coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher, o objetivo do encontro foi o alinhamento entre os dois órgãos, em relação ao atendimento direto às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. 

— Fazemos muitos encaminhamentos entre as instituições e identificamos, principalmente depois desta reunião, uma possibilidade de qualificar e melhorar esse fluxo de encaminhamento. É uma forma de manter as mulheres que buscam romper o ciclo da violência inseridas na rede de atendimento —  afirma Flávia.

A diretora da DGPAM, Tatiana Queiroz, destacou a importância da parceria entre as delegacias e a Defensoria Pública, no enfrentamento à violência contra a mulher.

— Foi o primeiro encontro das delegadas das Deams com as defensoras públicas. Serviu como uma troca de informações e experiências para a criação de boas práticas e de um protocolo, para que possamos seguir acompanhando a mulher até o fim do processo dela. A parceria entre delegadas e defensoras é a fortificação do enfrentamento à violência contra a mulher —  destaca Tatiana.

 

Texto: João Pedro Pereira



VOLTAR