Diretamente da Praça Seca, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, os estudantes do 9º ano do Ciep Carlos Drummond de Andrade vieram participar do projeto ‘Calçada da Cidadania’, na sede da Defensoria Pública, nesta quinta-feira (27). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a DPRJ, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que compartilha educação em direitos para estudantes da rede pública de ensino.

Na Defensoria, a turma de adolescentes foi recebida pela diretora de Capacitação do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), Bruna Pizzari; pela ouvidora-geral, Fabiana Silva; pela historiadora Nataraj Trinta; e pela subcoordenadora de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Paula Formoso, que mostraram ao grupo atividades da instituição que impactam diretamente a vida dos jovens.

Os estudantes ainda conheceram o site ‘Coisa de Jovem’, que foi desenvolvido pela Defensoria Pública para ampliar o acesso a informações relacionadas aos direitos das crianças e dos adolescentes. O encontro terminou com uma dinâmica, na qual os alunos citaram os direitos que consideram importantes para a sociedade, como mobilidade urbana, respeito à diversidade e alimentação de qualidade.

 

Texto: Nathália Braga



VOLTAR