Na próxima sexta-feira, dia 28 de junho, o Núcleo de Combate ao Racismo e à Discriminação Étnico-Racial (Nucora) promoverá um encontro para celebrar os dez anos de atuação. Das 13h30 às 17h30, o auditório do segundo andar da sede da Defensoria Pública contará com uma programação especial, que trará reflexões acerca do combate ao racismo e à discriminação étnico-racial, a partir da experiência vivenciada pelo Nucora na última década.
 
O painel ‘Dez anos de história, luta e resistência!” terá como palestrantes Lívia Miranda Müller Drumond Casseres, defensora pública e coordenadora-geral no Ministério da Justiça e Segurança Pública; Daniele da Silva de Magalhães, defensora pública e coordenadora de Promoção da Equidade Racial da DPRJ (Coopera); Vinícius Conceição Silva e Silva, defensor público do Estado de São Paulo; e Carolina Pires, doutora, professora na PUC-Rio e especialista em questões raciais. A mediação será feita pela coordenadora do Nucora, a defensora pública Anne Caroline Nascimento.

_Dez anos do Nucora representam uma década de história, de luta e de muita resistência. A data merece ser celebrada, pois a atuação do órgão reafirma, diuturnamente, o compromisso da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro no combate ao racismo e na luta antirracista _ afirma Anne Caroline Nascimento, lembrando que o núcleo atua na assistência qualificada e integral das vítimas de crimes raciais, bem como na efetivação do acesso à justiça e consagração de direitos das comunidades quilombolas, povos de terreiro e outras comunidades tradicionais de matriz africana.

O objetivo do painel é traçar diretrizes que viabilizem o aperfeiçoamento da assistência qualificada e integral das vítimas de crimes raciais pela Defensoria Pública, além da atuação especializada e estratégica atinentes às atribuições do Nucora.

O evento contará com homenagens, uma apresentação do Grupo Cultural Afro Batikumafro e a exposição “Infância nos terreiros, crianças plurais, morada singular”, da Defensoria Pública da União (DPU), com amostra de fotografias e pesquisas de Stela Guedes Caputo. 

A celebração também prestigiará a gastronomia afrobrasileira, incluindo no bufê quitutes como acarajé e bolinho de feijoada, além de bebida ancestral.

O evento é aberto ao público, com transmissão pelo canal da Defensoria Pública no YouTube. As pessoas que estiverem presentes no auditório  receberão exemplares da cartilha ‘Crimes raciais: como se proteger e denunciar?’, desenvolvida pela Coopera e pelo Nucora, que tem a finalidade de auxiliar a população a entender o que é racismo e discriminação racial, e como atuar diante da ocorrência de crimes raciais.

Serviço:
Evento: ‘Dez anos do Nucora: história, luta e resistência’
Data: 28 de junho (sexta-feira)
Horário: das 13h30 às 17h30
Local: Avenida Marechal Câmara nº 314, Centro - Auditório do segundo andar

Texto: Nathália Braga



VOLTAR