A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) estará, nesta segunda-feira (24), no Colégio Estadual Walter Orlandini, em São Gonçalo, para mais uma edição do projeto ‘DPRJ cumprindo seu papel na educação’, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc).

O objetivo é promover encontros regionais, para incentivar o diálogo com professores e gestores escolares, ampliando discussões sobre direitos humanos e prevenindo conflitos no ambiente escolar. 

Estarão presentes na ação Anne Caroline Nascimento, coordenadora do Núcleo de Combate ao Racismo e à Discriminação Étnico-Racial (Nucora); Maria Matilde Alonso, coordenadora do Núcleo Especial de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) e subcoordenadora de defesa dos direitos da mulher (Comulher); e Lívia Guimarães, encarregada de Proteção de Dados da DPRJ. 

— A 'DPRJ cumprindo seu papel na educação' é uma iniciativa louvável, urgente e necessária para a promoção da educação em direitos humanos e para o combate ao racismo no ambiente escolar. O diálogo com gestores propicia o debate acerca de relevantes ações antirracistas, como o necessário cumprimento das leis que preveem a obrigatoriedade do ensino da história afro-brasileira e indígena, Lei 10.639, que já tem 21 anos, e Lei 11.645, que tem 16 anos — afirma Anne Caroline Nascimento, defensora pública e coordenadora do Núcleo de Combate ao Racismo e à Discriminação Étnico-Racial (Nucora).

O projeto conta com o apoio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e da Fundação Escola Superior da Defensoria do Rio (Fesudeperj).



VOLTAR