Em celebração ao Mês do Meio Ambiente, o Programa de Sustentabilidade Ambiental (Preserve) da Defensoria Pública do Estado do Rio promoveu mais uma edição do Cine Preserve, nesta quinta-feira (13). 

Desta vez, a exibição foi do documentário ‘As promessas plásticas da Coca Cola’. O evento aconteceu no auditório da DPRJ, no segundo andar da sede administrativa. 

Logo após o documentário, que tratou de temas relacionados à sustentabilidade, houve um debate para promover a conscientização sobre a ação ambiental entre o público. Além do debate, houve o sorteio do livro  “O plástico, resíduos & eu” para três participantes do evento.

A roda de conversa contou com a presença de dois convidados especiais: Susanne Hoffmann, professora da Escola de Química da UFRJ que atua com foco em plástico e pesquisa sobre gestão de resíduos e logística reversa de recicláveis; e Rafael Eudes, engenheiro químico, integrante do comitê-gestor da Aliança Resíduo Zero Brasil e embaixador no movimento Break Free From Plastic. 

Em 2024, a Política Nacional de Educação Ambiental completa 25 anos. Visando seu cumprimento, a Defensoria tem promovido ações de educação ambiental não formal contínua, por meio do Preserve. A ideia é estimular um padrão mais sustentável de vida e de trabalho.

– Este trabalho de educação ambiental não formal, que a Defensoria vem promovendo, é fundamental para fazer cumprir essa política. Sem educação ambiental básica, ninguém consegue entender a importância de mudarmos a nossa forma de viver, de mudarmos o nosso padrão de consumo, e os impactos que nós mesmos causamos, como o aquecimento global, desastres e catástrofes ambientais – reforça Camila Valls, coordenadora de Sustentabilidade Ambiental na DPRJ.

Durante o evento, foram distribuídas mudas doadas pelo projeto 'Replantando Vida', da Cedae. O objetivo é estimular o plantio de árvores entre servidores e sociedade. Além de fundamentais para as cidades e a natureza, as árvores proporcionam uma temperatura mais amena e reduzem a poluição.



VOLTAR