O aplicativo Defensoria RJ registrou, no ano passado, 450.865 downloads – um aumento de 7% em comparação com 2022, quando 421 mil usuários baixaram o app. Os números são da ferramenta ‘Verde em dados’,  que disponibiliza relatórios com estatísticas e gráficos atualizados da instituição.

Ao todo, foram 220 mil usuários cadastrados no aplicativo em 2023; quase 700 mil pessoas atendidas; 197,8 mil agendamentos marcados; e 22 mil encaminhamentos, além de quase 9 mil encaminhamentos de urgência. 

No primeiro trimestre deste ano, mais de 55 mil usuários se cadastraram na plataforma; 175 mil foram atendidos; 58,8 mil conseguiram agendamento; e quase 5 mil conseguiram encaminhamentos.

O app foi lançado no ano de 2020, em meio à pandemia de Covid-19, para prestar diversos serviços, mesmo à distância: agendamento de atendimentos, encaminhamento de documentações, consultas, remarcações, interação com a instituição e informação sobre o andamento dos processos. 

Nos últimos quatro anos, a plataforma digital teve um aumento significativo no número de downloads e de pessoas cadastradas, oferecendo um sistema rápido e eficiente para que os usuários entrem em contato com a instituição. 

– Os números demonstram que o aplicativo é uma ferramenta de autosserviço fácil de usar. O público consegue agendar seu atendimento, enviar e receber documentos, tirar dúvidas do andamento do processo e receber orientações das equipes dos órgãos de execução. De forma rápida e prática, o app tem cumprido o papel de aproximar ainda mais a população à instituição – afirma o coordenador da Central de Relacionamento do Cidadão (CRC), Felipe Martins.

A capital fluminense é a região com o maior número de atendimentos, somando 91 mil pessoas que fazem uso do aplicativo. O município de Duque de Caxias tem 14 mil usuários; seguido por Nova Iguaçu, com 10,7 mil; por São Gonçalo, com 8,8 mil; e São João de Meriti, com 6,7 mil. 

Entre os órgãos com maior número de atendimentos via aplicativo, destaca-se o Núcleo de Primeiro Atendimento de Família de Bangu, com 16.195 atendimentos. Em segundo lugar, está a DP junto à 1ª Vara de Família de Duque de Caxias, com 9.781 atendimentos. 

De acordo com Amanda Sotero, analista processual do Núcleo de Primeiro Atendimento de Família de Bangu, o grande número de atendimentos ajuda na comunicação entre os usuários e o núcleo: 

– Trata-se de um meio efetivo, que permite que sejam realizados atendimentos de qualidade aos que têm acesso a dispositivos que aceitam a instalação do app. A comunicação se torna mais célere, tendo em vista que tais usuários acessam com frequência seus dispositivos eletrônicos. Diante disso, consideramos que a ferramenta gera uma facilidade, que reflete no aumento considerável do número de atendimentos realizados aqui no órgão. 

O app da Defensoria é gratuito e está disponível para celulares com sistema Android e iOS.



VOLTAR