Estão abertas as inscrições para concorrer ao Prêmio Defensorar, que tem por objetivo reconhecer pessoas e iniciativas (coletivos, personalidades e organizações da sociedade civil) que tenham atuação em favor do acesso à justiça e da defesa de direitos na sociedade civil. A premiação será entregue ao vencedor no evento de celebração do 70º aniversário da DPRJ, em 23 de agosto. 

Até o dia 21 de junho, as coordenações da DPRJ deverão preencher o formulário a seguir, com o nome das(os) indicadas(os) na respectiva categoria: https://forms.gle/3jTYL6hkTTzPbJGB8.

Os trabalhos inscritos serão distribuídos em dez categorias: 

1. Empoderamento feminino — pessoas ou iniciativas que atuam/atuaram em práticas de empoderamento feminino como forma de fortalecimento da luta pelos direitos das mulheres (Nudem e Comulher);   2. Defesa da infância e da juventude — pessoas ou iniciativas que atuam/atuaram em práticas de promoção de direitos das crianças e jovens (Coinfância e Cdedica);  3. Luta antirracista — atuação em práticas que promovam/auxiliem na promoção da equidade racial (Coopera e Nucora);   4. Promoção de acesso à saúde — atuação em práticas de promoção do acesso à saúde para comunidade ou grupo (Cosau);  5. Promoção dos Direitos Humanos — atuação em práticas de promoção da defesa dos direitos humanos de forma coletiva (Nudedh);  6. Defesa dos direitos das pessoas com deficiência — atuação em práticas de promoção da defesa dos direitos das pessoas com deficiência (Nuped);  7. Direito do consumidor — atuação em práticas de promoção da defesa dos direitos do consumidor (Nudecon);   8. Em defesa dos territórios — atuação em práticas de promoção da defesa de comunidades e territórios na luta por terra e moradia (NUTH);  9. Por todas as famílias —  atuação em práticas de promoção do acesso à justiça dentro do direito de Família (Cociv);   10. Justiça mais justa — atuação em práticas de promoção ou auxílio à produção de provas ou indícios que ajudem/tenham ajudado em casos de defesa criminal (Cocrim).

As pessoas/iniciativas indicadas deverão ter atuação de destaque no Rio de Janeiro, conforme a categoria de indicação, e terão um perfil publicado no hotsite dos 70 anos. As indicadas serão informadas em 01 de julho, pela Diretoria de Comunicação, e convidadas para a premiação.

Não poderão concorrer: defensoras/es públicas/os, servidoras/es, residentes e estagiárias/os da DPRJ.


Votação popular

A escolha das vencedoras será feita de 10 de julho até 10 de agosto, por votação popular, aberta, restrita a um voto por CPF, no hotsite comemorativo aos 70 anos da Defensoria. 

As pessoas/iniciativas vencedoras serão anunciadas durante o evento de celebração do 70º aniversário da DPRJ.  Todas as indicadas receberão certificado. Além do certificado, vencedora/es de cada categoria receberão um troféu exclusivamente concebido para a premiação, e a quantia de R$ 2.000,00 (dois mil reais).

Caberá a uma comissão, formada por representantes da Administração, Ouvidoria e Diretoria de Comunicação, selecionar três trabalhos de cada categoria. Caso não sejam inscritos, no mínimo, três trabalhos em cada categoria, caberá à comissão realizar essa indicação.

Para participar da votação, clique aqui



VOLTAR