Em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, o Preserve (Programa de Sustentabilidade da DPRJ) montou um cronograma de eventos, com o objetivo de incentivar a atitude sustentável entre os colaboradores da instituição. Durante o mês de junho, defensoras(es), servidoras(es), residentes e estagiárias(os) poderão celebrar com plantio de mudas de árvores, exibição de documentário e visita a uma recicloteca no Rio. 

O cronograma começou na última quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, com a distribuição de 50 mudas de aroeiras e araçás na sede da Defensoria, recebidas do projeto Reciclando Vidas, da Cedae. A ação teve como objetivo incentivar o plantio de árvores pelos colaboradores da DPRJ. 

O mês de junho terá ainda uma edição especial do Cine Preserve. A exibição do documentário da BBC "As promessas plásticas da Coca Cola" acontecerá no dia 13 de junho, de 10h as 13h, no auditório do segundo andar, com direito à participação remota via Google Meet.

Desta vez, o Cine Preserve receberá para o debate pós-exibição, o engenheiro químico Rafael Eudes, integrante do comitê-gestor da ONG Aliança Resíduo Zero - união de organizações que reivindicam políticas de resíduos sólidos que garantam 100% de reciclagem, compostagem e redução de rejeitos no Brasil - e embaixador do movimento Break Free From Plastic; e Susanne Hoffmann, professora da Escola de Química da UFRJ, onde dá aulas sobre Inovação, Economia Circular e o Ciclo de Vida de produtos, com foco em plásticos. Em sua atuação, uma linha de pesquisa relevante é a gestão de resíduos e logística reversa de materiais recicláveis.

Para fechar o mês, colaboradores da Defensoria, com a anuência da chefia imediata, poderão se inscrever para uma visita à Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente (Coopama), em Maria da Graça. A visita será no dia 26 de junho, com saída da sede às 8h30 e retorno às 12h30. Na programação será possível conhecer a estrutura e atividades da cooperativa, além de visitar uma recicloteca e participar de oficina com materiais recicláveis no local. Os interessados podem se inscrever pelo Forms (https://forms.gle/TMLY2vnke9NY3ynWA) até o dia 21/06. Demais informações serão divulgadas no dia 24/06.

Pontos de Coleta Preserve

O Ponto de Coleta Preserve da sede administrativa da DPRJ entrou no cronograma com uma nova opção de descarte. A partir deste mês serão aceitas embalagens de cosméticos, como xampu, condicionador, maquiagens e vidros de esmalte, entre outros.

Desde dezembro de 2023, o ponto recebe também eletrônicos,  para que seja feito o descarte consciente. Alguns exemplos de aparelhos aceitos são: telefones, carregadores, notebooks, impressoras, monitores, desktop, modem wi-fi, fones de ouvido, alto-falantes, televisores, balanças digitais, videogames, mouses, teclados, tablets, torradeiras, batedeiras, DVD player e máquinas fotográficas. É importante não esquecer de apagar dados pessoais dos aparelhos, antes do descarte.

O ponto coleta também tampinhas plásticas, pilhas e baterias, esponjas de cozinha, instrumentos de escrita e cápsulas de café, e garante uma melhor destinação a esses resíduos, ao incentivar o consumo consciente.

Camila Valls, coordenadora de Sustentabilidade Ambiental da Defensoria, incentiva a criação de novos pontos de coleta Preserve, ressaltando que toda unidade que se interessar por montá-lo é livre para escolher o formato e quais resíduos deseja coletar, de acordo com as próprias necessidades e percepções locais.

– Práticas como estas incentivam a reciclagem e fomentam projetos sociais relacionados. Ainda neste ano daremos início à construção do diagnóstico sustentável das nossas unidades de atuação. Com ele, será possível dimensionar o impacto positivo já promovido pela Instituição, além de definirmos a melhor estratégia de expansão das ações do Preserve, como a implementação da coleta seletiva efetiva – diz Camila.

Todos os resíduos coletados são destinados a ações sociais, cooperativas de reciclagem e programas de logística reversa de resíduos de baixa reciclabilidade. Um dos projetos beneficiados é o Rio Eco Pet, que converte as vendas das tampinhas arrecadadas em castrações para animais de rua.

A Cosusten elaborou um manual sobre como criar e manter um ponto de coleta Preserve. Você pode acessá-lo por este link:
https://sistemas.rj.def.br/publico/sarova.ashx/Portal/sarova/imagem-dpge/public/arquivos/Manual_Ponto_de_Coleta_(1).pdf   

Calendário:

13/06: Cine Preserve, das 10h às 13h, no auditório do segundo andar da sede;
26/06: Visita à Coopama.

Texto: Carolina Calháu.



VOLTAR