A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE) concedeu Medalha de Mérito à Patrícia Cardoso, defensora pública-geral do Rio, nesta quinta-feira (11). A cerimônia de entrega foi realizada na sede da instituição, e  homenageou oito personalidades pelas suas contribuições e serviços marcantes para a trajetória da advocacia pública. Entre as autoridades presentes ao evento estava o governador do Estado do Rio, Cláudio Castro.

— A doutora Patrícia Cardoso é um exemplo de liderança no sistema de justiça, inspirando outras mulheres a romperem a barreira do machismo estrutural e buscarem ocupar posições de destaque respeitadas por todos. Sua trajetória é marcada por inúmeras conquistas e pela defesa incansável dos direitos dos cidadãos fluminenses — ressaltou a cerimonialista da PGE, ao anunciar a entrega da medalha à Patrícia Cardoso.

As comissões de Combate ao Racismo Estrutural e Institucional e a de Promoção da Igualdade de Gênero da PGE-RJ renderam homenagens no ato de outorga da medalha.

As personalidades agraciadas com a Medalha do Mérito da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro foram:

Patrícia Cardoso Maciel Tavares, defensora pública-geral do Estado;
Marco Aurélio Bellizze, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ);
Leandro Sampaio Monteiro, comandante-geral do Corpo de Bombeiros (CBMERJ);
Leonor Nunes de Paiva, procuradora do Estado;
Augusto Werneck, procurador do Estado;
Sérgio Luiz Barbosa Neves, procurador do Estado;
Celso Araújo Fontes, servidor da PGE;
Amanda Carolino Santos, servidora da PGE.


Em 2024, Patrícia Cardoso completa 30 anos como defensora pública do Estado do Rio de Janeiro, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo de defensora pública-geral.



VOLTAR