Na última sexta (17), Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPE-RJ) participou da segunda edição do evento "Diálogos pela Igualdade", realizado pelo Estado do Rio. O encontro, que aconteceu na Cidade da Polícia, na Zona Norte, reuniu órgãos e entidades de acolhimento e atendimento à população LGBTQIAPN+ para mesas de debate.

Representando a Defensoria, o Coordenador do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos (NuDiversis), Hélder Moreira, participou de uma das mesas de debate. De acordo com o defensor, o intuito foi abordar a importância da atuação conjunta da Defensoria e da Polícia Civil na defesa desta população.
 
– É fundamental que a Defensoria Pública esteja presente em eventos como este, para que possamos fortalecer o diálogo com a sociedade civil e com as instituições públicas na luta contra a LGBTfobia. Nossa participação reforça o compromisso da Defensoria com a defesa dos direitos de todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero – ressaltou Moreira.

Parceria para atendimento mais eficaz

A Defensoria integra um grupo de trabalho criado pela Polícia Civil para sistematizar as contribuições do poder público e da sociedade civil em questões relacionadas aos direitos da população LGBTQIAPN+. Nas reuniões, as instituições debatem como aprimorar os fluxos de atendimento, acolher essas pessoas de forma mais humanizada e estabelecer protocolos para mapear os índices de violência que as acometem.

– Através do diálogo, buscamos que a Polícia Civil reformule seus cadastros e protocolos de atendimento para a população trans e LGBTQIAPN+ como um todo. Trabalhamos também para aprimorar os fluxos de atendimento em relação à orientação sexual e identidade de gênero dentro dos protocolos da polícia, permitindo um mapeamento mais preciso dos níveis de criminalidade contra essa população – explicou o defensor.

Sobre o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia

O Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, celebrado em 17 de maio, é uma data importante para a luta contra a discriminação e a violência contra pessoas LGBTQIAPN+. A data foi escolhida em memória à Revolta de Stonewall, um marco histórico na luta por direitos deste público, que aconteceu em Nova York em 1969.

Texto: Jéssica Leal.



VOLTAR