A Defensoria Pública do Rio de Janeiro arrecadou, na última semana, 76 caixas mais 47 pacotes contendo fraldas (infantis e geriátricas) e absorventes para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. As doações serão enviadas para os gaúchos com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que, nesta segunda-feira (20), recolheu na sede administrativa da DPRJ o material entregue nas unidades da instituição em todo o estado.

Todos os itens foram encaminhados para o Museu Aeroespacial, em Sulacap, de onde as arrecadações serão enviadas ao Sul numa aeronave da FAB. O major Raphael Batista, que auxiliou no transporte, ressaltou que, segundo militares da Aeronáutica, apesar de os itens arrecadados serem importantes para as vítimas das chuvas, não são muito comuns entre as doações. 

Inicialmente, a FAB estava armazenando os itens doados no Aeroporto Internacional Tom Jobim, popularmente conhecido como Galeão. Hoje, graças ao grande número de  campanhas, o aeroporto não comporta novos carregamentos. Por isso, o Museu Aeroespacial se tornou o novo local de armazenamento. De lá, as aeronaves da FAB seguem para Canoas/Rs, onde as doações são entregues ao centro de arrecadação do estado do RS, para que sejam distribuídas aos abrigos.

Chefe de gabinete da DPRJ, a defensora Alessandra Bentes destaca a importância do coletivo para fazer a mudança, e espera que as doações ajudem as vítimas do Rio Grande do Sul a se recuperarem com mais dignidade. 

– A participação maciça dos membros da instituição nas doações e no auxílio em toda a logística demonstra o quanto podemos, juntos, fazer a diferença. Esperamos que o povo gaúcho possa se recuperar o mais rapidamente possível e que receba com todo o carinho as doações da DPRJ –  disse Bentes. 

Segundo dados da Defesa Civil, atualizados nesta segunda-feira (20), há 157 mortes confirmadas e 88 desaparecidos desde o início das enchentes. Mais de 580 mil pessoas estão desalojadas - 76 mil delas em abrigos.

 

Texto: Carolina Calháu



VOLTAR