O Núcleo de Sistema Penitenciário (Nuspen) da Defensoria Pública do Rio de Janeiro levou, nesta segunda-feira (13), o atendimento do projeto Humaniza Nuspen para as 376 detentas da Penitenciária Talavera Bruce, no Complexo de Gericinó.

Esta foi a primeira vez que a unidade feminina recebeu a iniciativa, que contou com uma equipe de cerca de 20 pessoas, entre defensores, servidores, estagiários e residentes. O atendimento foi feito das 10h às 16h. 

O projeto é dedicado à humanização do atendimento no interior das unidades prisionais, realizando o atendimento de uma forma especial, diferentemente do que já é prestado rotineiramente pelas equipes do Nuspen. Na atividade cotidiana, o núcleo presta atendimento a um número menor de pessoas, identificadas por lista nominal, para facilitar a localização das celas.

No Humaniza, fichas de acompanhamento processual são atualizadas para todas as pessoas privadas de liberdade pertencentes a um determinado grupo – nesta ação, o foco foram as mulheres, mas a iniciativa já atendeu mulheres privadas de liberdade que se encontram em Campos dos Goytacazes, idosos, PCDs e LGBTQIA+.

Das 376 detentas, 353 receberam atendimento na quadra da penitenciária e 23 - já representadas por advogados - receberam boletas com o andamento processual nas celas, entregues pela direção.

Além do ineditismo, outros dois motivos marcaram a ação da DPRJ.

_ Escolhemos a data de hoje por dois motivos: o Dia das Mães, comemorado ontem, e o aniversário da defensora pública titular da unidade, doutora Melissa _ explicou a coordenadora do Nuspen, Thaís de Moura Souza e Lima.

 

Homenagem

A defensora pública Melissa Razuk Serrano atua no Talavera Bruce desde dezembro de 2000. Ela foi homenageada pelas detentas no início da ação. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) ofereceu bolo, cachorro quente e refrigerante para todas as internas. Elas também receberam bombons da Defensoria pelo Dia das Mães. 

_ É o primeiro aniversário que passo aqui e foi muito divertido! Queria que meus 50 anos fossem inesquecíveis. Que eu pudesse dar o que tenho de melhor a outras pessoas e elas percebessem isso, se sentissem prestigiadas _ disse Melissa.

 

VEJA AS FOTOS NO NOSSO FLICKR!



VOLTAR