O projeto Humaniza Nuspen, do Núcleo de Sistema Penitenciário da DPRJ, estará no Complexo de Gericinó, nesta segunda-feira (13), das 10h às 16h, para oferecer atendimento humanizado às presas da Penitenciária Talavera Bruce. 

O objetivo é escutar e atender a todas as internas da unidade, para prestar orientação jurídica e mapear suas necessidades, levantando questões como a continuidade de atendimento médico e do acesso a tratamentos e medicação, e colher informações para viabilizar aproximação familiar, entre outras questões de interesse da pessoa privada de liberdade. 

Hoje, a Penitenciária tem um efetivo carcerário de 372 presas.

O projeto é dedicado à humanização do atendimento no interior das unidades prisionais, realizando o atendimento de uma forma especial, diferentemente do que já é prestado rotineiramente pelas equipes do Nuspen. Na atividade cotidiana, o núcleo presta atendimento a um número menor de pessoas, identificadas por lista nominal, para facilitar a localização das celas.

No Humaniza, fichas de acompanhamento processual são atualizadas para todas as pessoas privadas de liberdade pertencentes a um determinado grupo – nesta ação, o foco serão as mulheres, mas a iniciativa já atendeu mulheres privadas de liberdade que se encontram em Campos dos Goytacazes, idosos, PCDs e LGBTQIA+.

Todos as edições foram comandadas pela coordenadora do Nuspen, Thais de Moura Souza e Lima, e pelos subcoordenadores Leonardo Rosa e Leonardo Guida. Nesta, também participarão os defensores públicos Melissa Ourives Razuk Serrano, Eduardo Quintanilha Telles de Menezes e Katia Regina Dutra Leite, com o apoio de servidores, residentes e estagiários do Nuspen - todos atuando de forma voluntária no projeto.

— Em março, atendemos a unidade feminina localizada em Campos dos Goytacazes, na semana do Dia Internacional da Mulher, participando de comemorações e eventos que foram realizados pela Secretaria de Administração Penitenciária. Desta vez, levaremos o Projeto Humaniza Nuspen, novamente, para o interior de uma das unidades femininas, na semana em que se comemora o Dia das Mães — pontuou a coordenadora do Nuspen, Thaís de Moura Souza e Lima.



VOLTAR