Na próxima terça-feira (7), acontecerá a próxima edição do Nudem Convida, com o tema “Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos: Gestar e Parir com Dignidade e Respeito”. O evento, promovido pela Defensoria em parceira com a Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Mulher (Comulher) e Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher Vítima de Violência de Gênero (Nudem), acontecerá de forma on-line, com transmissão pelo Facebook e pelo YouTube da DPRJ, das 10h às 11h.
O encontro será mediado pela assistente social do Nudem e especialista em Direito e Gênero (EMERJ), Moema Santos, e terá participação de duas convidadas: Ariana Santos, idealizadora e coordenadora do Projeto Sankora Atendimento Gestacional; e Gabriella Santoro, presidenta na Associação de Doulas do Estado do Rio de Janeiro e conselheira municipal de saúde - CMS/Rio. O evento terá apoio do Cejur e da Fesudeperj.
O “Nudem Convida” foi criado em 2020, e tem como objetivo levar informação sobre o acesso aos direitos das mulheres. A coordenadora da Comulher, a defensora pública Flávia Nascimento, fala sobre a importância de falar sobre direitos sexuais reprodutivos e como levar informação às mulheres gestantes e às pessoas que gestam sobre os seus direitos no momento durante pré-natal, pré-parto, parto e pós-parto é fundamental na educação em direitos.
– Na Defensoria, a gente atende muitas mulheres que têm os seus direitos violados durante a gestação. O que se pretende é levar informação qualificada às mulheres e pessoas que gestam sobre seus direitos, desde o pré-natal até o momento do parto, porque quando se tem acesso à informação, ficamos menos suscetíveis a violações. E ainda que a gente sofra eventual violação, a gente sabe, também, a forma de buscar a devida reparação. – finaliza a defensora.
Desde quando foi ao ar o primeiro Nudem Convida, já foram realizados 40 programas e mais de 80 profissionais, externas e dos quadros da DPRJ, participaram como convidadas.
Texto: Carolina Calháu