Na última terça-feira (9), a Defensoria Pública do Rio de Janeiro realizou o primeiro “Defensoria Sobre Rodas” no interior do estado, em 2024. O encontro reuniu defensores da região 4 do Rio de Janeiro e foi realizado em Volta Redonda, em seu Núcleo de Primeiro Atendimento. Estiveram presentes mais de 20 defensores, dentre eles a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso, e o subdefensor público-geral, Marcelo Leão.

O projeto do Defensoria sobre Rodas foi idealizado e criado pela Coordenação Geral da Baixada e do Interior, e teve início em 2023. Nos encontros, que promovem integração entre a administração e defensores das comarcas do interior, são tratados temas institucionais.

– O encontro é uma oportunidade de aproximação da administração com defensores da ponta, e, inclusive, de troca também entre os próprios colegas da região. No encontro ouvimos as demandas de cada região e tratamos de assuntos importantes para a Instituição. – explicou a defensora Luciana Lemos, coordenadora-geral do Interior e da Baixada Fluminense.

O defensor Alexandre Romo, da Secretaria de Governança Digital e Inovação (Segov), apresentou as melhorias mais recentes do Sistema Verde. Dentre as principais inovações, destacaram-se a integração do Verde com o sistema do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), no segundo grau; integração com o Google Workspace da DPRJ; simplificação na ciência de documentos no processo e apresentação do Plano de Governança em Inteligência Artificial (IA) nas Defensorias.

 – Essas mudanças servem para agilizar o processo dentro da Defensoria. Algo que levaria um minuto hoje você faz em dez segundos. O sistema é muito bem aproveitado e trouxe melhorias para o trabalho – disse Romo.

Durante o encontro de Volta Redonda, a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso, agradeceu às defensoras e aos defensores que saíram de suas rotinas para estarem presentes ao evento, e reforçou que a administração superior pretende visitar todas as 12 regiões do estado até o fim do ano. 

— Esses momentos são muito importantes para a gestão. Não só para a troca de vocês conosco, mas também pela troca entre vocês, que dividem as questões desta região. É um prazer estar aqui hoje. — finalizou Cardoso.



VOLTAR