Neste sábado, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro fará uma ação social no Parque Madureira com foco no Dia Mundial de Conscientização Sobre Autismo. Junto à DPRJ, estarão presentes a Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o DETRAN, e todos irão prestar serviços das 9h às 15h. O Coletivo Feira da Mulher Empreendedora também integra o evento, que acontecerá na Nave do Conhecimento.
A Defensoria do Rio oferecerá orientação jurídica sobre os direitos das pessoas com deficiência durante o horário de atendimento. Além disso, estão previstos serviços como emissão de documentos de identidade, esclarecimentos sobre o benefício do Vale Social e questões referentes à assistência social, dentre elas o encaminhamento para o CRAS.
A defensora Marina Lopes, do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Deficiência (NUPED), aconselha que a população se organize com antecedência para aproveitar melhor o evento:
— É importante que as pessoas levem os laudos médicos e confiram a documentação necessária para o serviço que estão buscando, como é o caso da identificação civil. E, para resolver pendências, levar os requerimentos que já foram feitos no Vale Social, por exemplo, facilita muito — orienta Lopes.
O Núcleo de Atendimento à Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública do Rio reforça que a ação social atenderá exclusivamente pessoas com deficiência e, caso necessário, seus representantes legais.
Serviço:
Ação Social - Dia Mundial de Conscientização Sobre Autismo
Data: 6 de abril (sábado)
Horário: das 9h às 15h
Local: Nave do Conhecimento, Parque Madureira (R. Manuel Marquês, S/N - Madureira, Rio de Janeiro - RJ, 21310-240)
Texto: Nathália Braga