Nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro participará de uma ação social organizada pela Secretaria de Estado da Mulher, no Largo da Carioca, das 8h às 15h. 

A iniciativa oferece atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade social, com a realização de exames, retirada de documentos, disponibilização de vagas de emprego e oficinas de beleza. Mais de 40 serviços serão oferecidos durante o evento, que contará com a presença de 22 órgãos estaduais, federais e instituições parceiras. 

Para garantir os direitos básicos à população feminina, a DPRJ irá fornecer orientação jurídica sobre violência doméstica, regularização de guardas e visitas, reconhecimento e investigação de paternidade – a partir da realização de exames de DNA, pensão alimentícia, direitos do consumidor, retificação de registro civil e expedição de alvará para levantamento de FGTS. 

Também serão disponibilizados atendimentos para orientar sobre a conversão de união estável em casamento, dissolução de união estável e divórcio. Estarão presentes o Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) e o Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon).

Flávia Nascimento, defensora pública e coordenadora do Nudem, comemorou a iniciativa.

– O 8M é um importante símbolo de luta das mulheres contra as desigualdades de gênero no mundo. Para celebrar essa data, estaremos na rua ouvindo as mulheres, nós com elas, como é a forma de atuar do Nudem. Estamos prontas para receber as demandas, oferecendo os nossos serviços de orientação jurídica, nessa grande ação social em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e outros órgãos. 

Além da Defensoria, também participarão do evento o Conselho Estadual de Direito das Mulheres (CEDIM), o Sebrae, o Tribunal Regional Eleitoral e a Receita Federal, além da atuação da Polícia Militar e da Polícia Civil.

A distribuição de senhas para atendimento será realizada das 7h às 13h, e é necessário levar um documento oficial com foto. Para alguns serviços específicos, é preciso conferir a documentação necessária. A ação terá o apoio de intérpretes de libras.

Texto: Ana Clara Prevedello



VOLTAR