Escolhida pelo Conselho Superior da Defensoria Pública do Rio de Janeiro em novembro, Fabiana Silva tomará posse como ouvidora-geral da DPRJ no próximo dia 4. A solenidade vai acontecer às 10h, no auditório da sede administrativa na Capital, e marca a primeira vez em que uma mulher ocupa este cargo dentro da instituição. Fabiana Silva ficará à frente da Ouvidoria Externa no biênio 2024/2025. 

A Ouvidoria Externa é o órgão da Defensoria Pública que auxilia e funciona como canal de comunicação para que pessoas ou organizações se manifestem ativamente com relação aos serviços prestados pela instituição. É um mediador entre a DPRJ e a sociedade civil. 

Uma trajetória em defesa dos direitos humanos

Aos 42 anos, Fabiana Silva se define como militante dos direitos humanos há mais de 20. Negra, periférica e com formação em pedagogia, a ouvidora-geral eleita acredita que em muito pode contribuir para sua atuação frente à Defensoria Pública. Segundo ela, não se trata de uma conquista individual, mas coletiva. Fabiana sabe das muitas responsabilidades envolvidas e na quantidade de pessoas que estão confiando no trabalho que vai se iniciar. Ela entende que é preciso ampliar o alcance daquilo que a Ouvidoria já faz. 

Esse não é o primeiro envolvimento dela com a Ouvidoria Externa da DPRJ. Fabiana atuou no órgão como servidora durante quatro anos, nas gestões de Pedro Strozenberg e Guilherme Pimentel. Hoje, é coordenadora de Mobilização da Casa Fluminense, que monitora políticas públicas e outras ações governamentais. Para além da técnica e do conhecimento adquirido em anos de carreira, a futura ouvidora afirma ter compromisso em desenvolver um trabalho baseado na empatia, na escuta e na ampliação do acesso à justiça. 

- A minha formação em pedagogia e experiência na luta pelos direitos humanos me possibilita ter um olhar mais amplo para a questão do acesso à justiça. Acredito, também, poder contribuir para difundir ainda mais a atuação da Defensoria através do trabalho e da presença da Ouvidoria nos territórios. - conclui Silva.



VOLTAR