No próximo dia 28, a Defensoria Pública do Rio, em parceria com outras instituições governamentais e não-governamentais, realizará um encontro nacional para dialogar sobre a realidade do desaparecimento de pessoas no Brasil e mobilizar agentes municipais para que exerçam seu papel na atenção a familiares de pessoas desaparecidas.

Aberta ao público, a conferência será  realizada online, das 14:30h às 16h, com transmissão pelo canal do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania no YouTube. Ao longo da tarde, serão debatidos temas como as necessidades e atendimentos aos familiares de pessoas desaparecidas, experiências internacionais comparadas às brasileiras e centros de referência em trabalhos que lidam com desaparecimentos.

Para participar, é preciso se inscrever, com antecedência, por um formulário online.

Além da DPRJ, o webinário é organizado em parceria com as Defensorias Públicas dos Estados de São Paulo e do Ceará; Ministérios Públicos do Rio de Janeiro e São Paulo; Ministério da Justiça e Segurança Pública; Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro.

 

Veja a programação: 

 

14:30: Abertura

14:35: Desaparecimento de pessoas no Brasil: contexto atual

14:50: O impacto do desaparecimento: apresentações em primeira pessoa

15:10: Centros de Referência para atendimento a familiares de pessoas desaparecidas

15:20: Respostas às necessidades das famílias pelas redes municipais: experiências de SP, RJ e CE

15:50: Perguntas e respostas

16:00: Encerramento



VOLTAR