Primeira fase do concurso da DPRJ acontece neste domingo (1º)
A primeira prova do XXVIII Concurso para ingresso na classe inicial da carreira da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) acontece neste domingo (1º), na capital fluminense. O processo seletivo recebeu 8005 inscrições para as 16 vagas disponíveis.
As candidatas e candidatos farão a Prova Preliminar Objetiva a partir das 13h nos seguintes locais: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) - campus Maracanã, Universidade Veiga de Almeida (UVA) - campus Maracanã e Universidade Estácio de Sá - campus Maracanã, na Zona Norte carioca. Os portões serão abertos às 11h30 e fechados às 12h30.
Todas as pessoas que irão participar da seleção deverão comparecer ao local designado para a realização do exame munidas de caneta esferográfica de tinta azul em material transparente, de documento de identidade original e do comprovante de inscrição, que pode ser acessado na página do concurso https://bit.ly/3PAqzdV.
A prova terá duração máxima de cinco horas — e de seis para candidatas(os) que tiveram o pedido de tempo adicional deferido — , sendo de três horas o tempo de permanência mínima, e será constituída de 90 questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. O programa prevê questões de Direito Civil; Direito Processual Civil; Direito Empresarial; Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito de Execução Penal; Criminologia; Princípios Institucionais da Defensoria Pública; Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direitos Humanos das Pessoas em Situação de Vulnerabilidade e Direito da Criança e do Adolescente.
O edital do XXVIII Concurso para ingresso na classe inicial da carreira da DPRJ reserva 30% das vagas para pessoas negras e indígenas, 5% para pessoas com deficiência e 10% para pessoas com hipossuficiência econômica, como prevê a legislação. O concurso é organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
VOLTAR
