Medida atende a uma recomendação feita pela DPRJ às Secretarias de Transporte das cidades que possuem transporte público municipal

 

Em resposta à recomendação feita pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), a prefeitura de Queimados informou que irá garantir gratuidade no transporte municipal no dia 1º de outubro, quando acontecerá a eleição para os próximos integrantes dos Conselhos Tutelares do Rio de Janeiro.

Serão disponibilizadas cinco rotas de ônibus para os dois locais de votação: Escola Municipal Metodista (Rua Ver. Marinho Hemeterio Oliveira, 1180 — Vila Nanci) e Escola Municipal Oscar Fanchem (Av. Camarim — Vila Camarim). A eleição acontecerá das 8h às 17h.

O defensor público Rodrigo Pacheco, titular do Núcleo de Tutela Coletiva da Defensoria que atua no município, destacou a importância da concessão da gratuidade no transporte para a eleição dos novos membros do Conselho. Na avaliação dele, a medida, além de contribuir para a divulgação do pleito, também possibilitará a participação de um volume maior de pessoas na escolha dos responsáveis por garantir os direitos das crianças e adolescentes.

— O passe livre amplia a possibilidade do cidadão participar de uma eleição fundamental como do Conselho Tutelar, fortalecendo a democracia — ressalta Rodrigo.

Para votar nas eleições para conselheira e conselheiro tutelar, é necessário estar em dia com a Justiça Eleitoral e levar documento de identificação com foto, título de eleitor ou e-título, além de ser maior de 16 anos. 

A eleição em Queimados será feita em cédulas de papel e cada pessoa poderá votar em apenas uma candidata ou candidato. O local de votação de cada eleitor será definido de acordo com as sessões eleitorais da Justiça Eleitoral. 

Para conferir onde votar em Queimados, clique aqui



VOLTAR