A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) atendeu 85.863 ligações por meio de sua Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) somente em agosto último. O número representa um recorde nos atendimentos telefônicos desde a criação do órgão, em 2008.

As pessoas que buscam a Defensoria são orientadas a entrar em contato pelo número 129 ou pelo aplicativo Defensoria_RJ. Ambos os canais foram criados para  eliminar filas e proporcionar agilidade na orientação jurídica, facilitando o acesso aos serviços prestados pela instituição.

De acordo com o coordenador da CRC, Felipe Martins, fatores econômicos, sociais e virtuais determinam a procura pela DPRJ em determinados períodos.

— O agravamento da crise socioeconômica do Rio de Janeiro, o empobrecimento da população e a ampliação das formas de acesso à Defensoria são fatores que impactam nas necessidades de atendimentos. A função da CRC é garantir o acesso à informação, garantindo o atendimento ao público e sendo um elo entre o cidadão e a instituição — pontuou Felipe.

Para agilizar o atendimento ao público e diminuir o tempo de espera no 129, a CRC contratou 15 novas(os) estagiárias(os) em julho. A equipe, hoje, é composta por 216 pessoas. Com o aumento da equipe, o tempo médio de espera de 5min3s em julho deste ano diminuiu para 2min44s em agosto do mesmo ano, aumentando em 48,5% a eficiência da CRC em apenas um mês.



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