A Audiência Pública do calendário eleitoral para Ouvidoria Externa da DPRJ acontecerá nesta terça-feira (12), de forma híbrida, com transmissão no YouTube.

Na próxima terça-feira (12), a Defensoria Pública do Rio de Janeiro promove audiência pública para formação da lista tríplice da próxima eleição para a Ouvidoria Externa do órgão. O evento será auditório da DPRJ, às 10h, e contará com transmissão ao vivo no YouTube da instituição. 

No encontro, serão apresentados os fins institucionais da Defensoria Pública, além da finalidade da Ouvidoria e os critérios de formação da lista tríplice para escolha da ouvidora ou ouvidor-geral. Entidades e movimentos sociais poderão participar também de forma remota pelo Zoom. No mesmo dia serão abertas as inscrições para participação na eleição de ouvidor, segundo edital aprovado pelo Conselho Superior. 

A eleição final acontecerá no dia 17 de novembro, e definirá o sucessor de Guilherme Pimentel, que está no seu segundo mandato e, por isso, não poderá disputar o pleito novamente este ano. Pimentel destaca a importância desse primeiro momento do calendário eleitoral.

- É por meio dessa audiência que são passadas as informações sobre como funciona o processo eleitoral, são feitos os debates sobre a eleição e são tiradas as dúvidas da sociedade civil que pretende participar do processo eleitoral - destaca o ouvidor-geral.

A Ouvidoria é um órgão auxiliar da Defensoria Pública do Estado, que serve de canal de comunicação para que indivíduos ou organizações se manifestem de forma ativa na realização e avaliação dos serviços prestados pela instituição. A função de ouvidor(a)-geral da DPRJ, desde 2016, é desempenhada por cidadãos que não integram a carreira de defensor.

 



VOLTAR