A partir da próxima sexta-feira (25), quem passar pela sede administrativa da Defensoria do Rio, localizada na Avenida Marechal Câmara, nº 314, verá que a fachada da instituição está de cara nova. A mudança faz parte da Campanha Nacional “Defensoria Pública: em Ação pela Inclusão”, realizada pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep).
O lançamento regional da Campanha será realizado no Rio de Janeiro, a partir das 9h, no Espaço Guiomar Novaes da Sala Cecília Meirelles, localizado na Rua Teotônio Regadas, 2-26. Já a cerimônia de inauguração da fachada da sede administrativa da DPRJ acontece às 15h.
A inclusão das pessoas com deficiência no acesso a direitos e às políticas públicas é o tema da iniciativa da Anadep que busca promover a educação em direitos e servir como instrumento da luta anticapacitista e integração das pessoas com deficiência em todos os espaços, ressaltando a atuação de defensoras(es), que buscam garantir às pessoas com deficiência uma vida independente e autônoma, como garantido na Lei Brasileira de Inclusão (LBI).
Para Alessandra Bentes, chefe de gabinete da DPRJ, abraçar a Campanha Nacional da Anadep pelo direito das pessoas com deficiência é um marco que traz maior humanização sobre o tema.
– Reinaugurar a fachada possibilita que o olhar de todas e todos os membros da instituição sejam levados a refletir sobre a desestigmatização das pessoas com deficiência e, consequentemente, a construção de formas mais adequadas de atendimento ao usuário e atenção às nossas equipes – afirma Bentes.
A coordenadora do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Nuped), defensora Marina Lopes, explica que o objetivo da campanha deste ano é diminuir o capacitismo estrutural existente na sociedade.
– A fachada busca demonstrar que a deficiência é inerente à natureza humana e que as pessoas com deficiência e seus familiares também fazem parte da Defensoria Pública – conclui a coordenadora.
O lançamento da Campanha Nacional das Defensoras e Defensores Públicos 2023 no Rio de Janeiro terá programação com debates e apresentações culturais com artistas com deficiência, que vão reunir autoridades políticas dedicadas à causa, ativistas com deficiência, defensoras(es) públicas(os) e integrantes de movimentos sociais.
Com entrada franca, o evento terá abertura com as participações da cantora Joanna ao lado da Cia. Artística Eficientes Especiais - Cegos de amor pela Arte, que conta com artistas com deficiência visual. Também haverá performance do grupo Cancioneiros do IPUB, primeiro grupo musical brasileiro formado por pacientes-compositores e usuários dos serviços de saúde mental do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, em 1996.
A influencer e farmacêutica Isabella Bittencourt, mãe de Ivy com o senador Romário, falará na mesa “Maternidade atípica e a importância de políticas públicas para o acolhimento e suporte de mães de pessoas com deficiência”.
Já a influencer e consultora em capacitismo Patrícia Lorete será uma das palestrantes para falar na mesa “Um Olhar sobre a Deficiência: cotidiano e desafios”. Mulher com deficiência, pós-graduada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Patrícia é coautora de e-books sobre deficiência e criadora de conteúdo no Instagram @janeladapatty.
O evento é uma realização da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (ADPERJ), com apoio da Anadep, do Condege, da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) e da Fundação Nacional de Artes (FUNARJ).