O objetivo do documento, elaborado pela Cooordenação de Saúde, é levantar informações sobre a organização do acesso a exames

Com o objetivo de levantar informações sobre a organização do acesso a exames no mamógrafo móvel da Ilha do Governador, Zona Norte da capital, a Defensoria Pública do Rio enviou um ofício solicitando à Secretaria Estadual de Saúde (SES) esclarecimentos sobre os problemas divulgados envolvendo a iniciativa do Governo Estadual. 

No documento, feito pela Coordenação de Saúde (Cosau) e enviado à SES na última terça-feira (25), a Defensoria questiona qual a capacidade diária de oferta de exames e se houve estudo e planejamento prévios por parte da Secretaria para adequação à demanda atual e reprimida de cada município e localidade atendida pelo equipamento. O propósito é averiguar se os atendimentos são feitos com equidade e em atenção aos critérios de risco da Política Nacional de Regulação e aos direitos de usuárias e usuários do SUS. 

Diante da informação prestada pela Secretaria Municipal de Saúde de que a oferta de exames no mamógrafo não estaria observando a fila já existente no Sistema de Regulação (SisrReg) o que já teria sido solucionado pela SES/RJ, o ofício enviado pela DPRJ indaga, ainda, se houve pactuação com os demais municípios fluminenses sobre os fluxos necessários para o aproveitamento de pacientes já regulados e em fila de espera, assim como é realizado com o Município do Rio de Janeiro. 

— Para que haja um aproveitamento eficiente, organizado e coordenado da oferta do mamógrafo móvel, é necessário compatibilizá-la com as demandas atuais e reprimida de acesso a exames dos municípios fluminenses, tendo em vista a existência de uma volumosa fila de espera para mamografia constante do painel de transparência ambulatorial da SES — explicou a coordenadora da Cosau, Thaisa Guerreiro.

A DPRJ também solicitou a apuração das denúncias sobre a interferência de terceiros no acesso e um cronograma de funcionamento, especificando os municípios, dias e locais em que o equipamento funcionará no Estado do Rio de Janeiro. O prazo para as respostas da Secretaria Estadual de Saúde vai até esta terça-feira, 01 de agosto.



VOLTAR