Uma cerimônia recheada de emoção, nostalgia e orgulho. Assim foi o evento que homenageou defensoras e defensores públicos aposentados, realizado nesta segunda-feira (26), na sede administrativa da Defensoria Pública do Rio. O encontro reuniu seis integrantes que encerraram sua trajetória de trabalho na DPRJ entre 2022 e 2023.
Presente na mesa de abertura, Patrícia Cardoso ressaltou que a homenagem é uma forma de agradecer pela dedicação daquelas e daqueles que perseveraram para construir a Defensoria que vemos hoje.
— A gente só consegue ir para a frente se tem a capacidade de olhar os passos que deu. Esse é um momento de agradecer a vocês por terem trabalhado firmemente para fazer a Defensoria ser o que é. Poder estar aqui é de uma alegria enorme. Gratidão é o nome dessa cerimônia — disse a defensora pública-geral.
Já a presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Rio de Janeiro (Adperj), Juliana Lintz, agradeceu às(aos) homenageadas(os) e falou sobre o sentimento presente na cerimônia.
— Estamos felizes pelos novos caminhos e já nostálgicos pelo convívio que deixa de existir. Aqui, também celebramos a alegria em tê-los como colegas. A força da Defensoria hoje só é possível pela dedicação do trabalho de cada um de vocês. — disse a defensora.
Também compuseram a mesa da cerimônia, o subdefensor público-geral de Gestão, Marcelo Leão; a subdefensora pública-geral Institucional, Cintia Guedes; e a subcorregedora-geral da DPRJ, Simone Mendes.
Na parte final do evento, um dos momentos mais emocionantes: padrinhos e madrinhas das defensoras e defensores recordaram a trajetória e contaram histórias sobre as pessoas homenageadas.
Receberam as homenagens, as defensoras e defensores públicos João Romero de Oliveira Guimarães, Jorge de Freitas Alves Vieira, Luiz Inacio Araripe Marinho, Karyme dos Santos Pereira Coury Von Der Weid, Marcia Costa Prudente e Vania Renault Bechara Gomes.