Acordo entre a DPRJ e a concessionária Águas do Rio agilizou processo de indenização.

 

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) esteve nesta segunda-feira (12), em Nova Iguaçu acompanhando o atendimento das moradoras e moradores atingidos pelo rompimento de uma adutora. Das 48 famílias atendidas, 46 fecharam acordo de indenização com a concessionária Águas do Rio. 

Para comprovar a perda dos bens, foi feita uma vistoria nas casas atingidas e o valor combinado será repassado em até 10 dias, a contar a partir do dia do atendimento. A defensora e coordenadora de Tutela Coletiva, Raphaela Jahara, destacou que a Defensoria acompanhou todos os atendimentos de perto, pelo 5o Núcleo Regional de Tutela Coletiva e, para que as famílias tivessem seus direitos preservados, foram feitas pesquisas de mercado para consultar o valor atual dos produtos perdidos.

- Conseguimos mediar a situação e, na maioria dos casos de reavaliação dos produtos, a Águas do Rio aceitou o novo valor de indenização - afirma a coordenadora.

O presidente da Associação de Moradores do KM 32, Alexandre Bruno Neves, afirma que problemas com vazamentos de água nas ruas da região não são incomuns.  

- Esta é a quarta vez que acontece esse rompimento na adutora. A manutenção da tubulação não é regular, e os reparos só acontecem quando a população do KM 32 é atingida dessa forma brutal e tem suas casas e pertences destruídos - lamenta Neves. 

O 5º Núcleo Regional de Tutela Coletiva da DPRJ, que atua na região, abriu um procedimento para buscar solução entre os responsáveis diante da recorrência de rompimento de adutoras na região.


Rompimento aconteceu no último dia 30

A DPRJ está atuando no auxílio às pessoas atingidas desde os primeiros momentos do rompimento, no último dia 30. O 5º Núcleo Regional de Tutela Coletiva fez os atendimentos inicias com moradoras e moradores que tiveram suas casas alagadas pelas águas. 

Um acordo entre a concessionária e a DPRJ, assinado na última quarta-feira (7), agilizou a indenização de quem vive nas áreas atingidas.

A defensora pública Raphaela Jahara conta que a equipe do 5º Núcleo Regional de Tutela Coletiva esteve no local no mesmo dia do rompimento, pela manhã, a  fim de promover a escuta das pessoas atingidas e iniciar as tratativas com a concessionária para uma solução. O acordo, na avaliação dela, é o caminho mais célere e eficiente para a reparação das vítimas. 

– O acordo garante o pagamento de uma indenização rápida às famílias, evitando o desgaste da judicialização e a espera por uma sentença judicial – conclui.

 

Veja as fotos do atendimento.



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