A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) e a concessionária Águas do Rio assinaram  acordo na noite desta quarta-feira (7) para a indenização de todos os moradores do Km 32, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, afetados com o rompimento de uma adutora. O incidente aconteceu no último dia 30 de maio e atingiu sete ruas do bairro.  

Na próxima segunda-feira (12), o 5º Núcleo Regional de Tutela Coletiva, que atua na região, a Coordenadoria de Tutela Coletiva e a Coordenação-Geral de Programas Institucionais, órgãos da Defensoria Pública, em conjunto com a concessionária, iniciará os atendimentos agendados com os moradores atingidos para aderir ao acordo extrajudicial, que prevê indenização pelos danos sofridos e comprovados por vistoria já realizada. 

Atuação imediata

Raphaela Jahara, defensora pública e coordenadora de Tutela Coletiva da DPRJ, conta que a equipe do 5º Núcleo Regional de Tutela Coletiva esteve no local no mesmo dia do rompimento, pela manhã, justamente a  fim de promover a escuta das pessoas atingidas e iniciar as tratativas com a concessionária para uma solução. O acordo, na avaliação dela, é o caminho mais célere e eficiente para a reparação das vítimas. 

– O acordo garante o pagamento de uma indenização rápida às famílias, evitando o desgaste da judicialização e a espera por uma sentença judicial – destacou. 

Segundo Luiz Fabbriani, diretor-superintendente da concessionária, a empresa adotou medidas imediatas para a apuração dos danos sofridos pelos moradores.  

– Desde as primeiras horas do vazamento, nossas equipes atuaram incansavelmente no reparo e demos todo suporte às famílias, apoiando na limpeza das casas e fornecendo refeições aos moradores afetados. O inventário foi finalizado em três dias e, nesta segunda-feira, vamos iniciar as tratativas junto aos moradores, seguindo o cronograma da Defensoria Pública, que vem acompanhando todo o processo de perto desde o começo. A Águas do Rio reafirma que compromisso e transparência são duas das premissas da concessionária –  afirmou.

 

Foto da capa: Lucas Madureira/ TV Globo



VOLTAR