Fé na vida, fé no que virá. As palavras da canção “Nunca pare de sonhar”, de Gonzaguinha, entoadas pelo Coral Uma Só Voz, marcaram o início do VII Encontro de Atuação Estratégica da DPRJ, que reuniu defensoras e defensores de todo o estado nesta sexta-feira, 19. 

Na mesa de abertura do evento estavam a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso; o subdefensor público-geral de Gestão, Marcelo Leão; a subdefensora pública-geral Institucional, Cintia Guedes; a subcorregedora-geral da DPRJ, Simone Mendes; o diretor do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), Henrique Guelber; a presidenta da Associação de Defensoras e Defensores Pùblicos do Rio de Janeiro, Juliana Lintz; o diretor presidente da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio (Fesudeperj), Felipe Lima de Almeida; o diretor da Caixa de Assistência aos Membros da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Camarj), Paulo Vinícius Cozzolino; e o ouvidor-geral da DPRJ, Guilherme Pimentel. 

Em sua fala, Patrícia Cardoso ressaltou o trabalho de todas as pessoas que compõem a Defensoria do Rio, destacando o fato de que a atuação de cada uma e de cada um faz a diferença no cotidiano da população mais vulnerável do Rio de Janeiro. 

- Somente o modelo público de assistência jurídica pode dar conta de casos como os que vivenciamos dia após dia. Nosso país precisa da Defensoria - afirmou. 

A defensora pública-geral lembrou ainda do trabalho que vem sendo realizado pela atual gestão para dialogar com defensoras e defensores públicos, ouvindo demandas e criando ferramentas para a melhoria do serviço para as pessoas que atuam na DPRJ e para aquelas que são assistidas. 

Lucia Helena de Oiveira, coordenadora de Defesa Criminal, Patrícia Cardoso, defensora pública-geral, Marcelo Leão, subdefensor geral de Gestão, Silvia Pimentel, professora da PUC/SP, Cintia Guedes, subdefensora pública-geral Institucional, e Alessandra Bentes, chefe de gabinete.

 

Outro destaque da programação do VII Encontro de Atuação Estratégica foi a palestra de Silvia Pimentel, professora da PUC/SP, advogada, ativista do movimento feminista, ex-membra do Comitê sobre Eliminação da Discriminação da ONU. Através da perspectiva de gênero, Pimentel trouxe um retrospecto da luta feminsita no país e da importância do debate sobre esta ótica para trazer avanços sociais.

- Precisamos, muitas vezes, sair da nossa bolha para nos salvarmos. É preciso desenvolver afetos para chegar às pessoas - ressaltou a professora que lembrou da Lei Maria da Penha como um dos ganhos trazidos à sociedade através da pauta feminista. 

Após a palestra, o evento seguiu com a entrega dos prêmios do V Concurso de Práticas Exitosas e Atuações Estratégicas Eliete Silva Jardim. 

Saiba mais: Conheça os projetos vencedores do Prêmio Eliete Silva Jardim de 2023.

À tarde, encontros temáticos preencheram a programação de quem esteve no evento. Nas mesas, temas enfatizaram a importância do trabalho da Defensoria Pública e de quem faz parte da Instituição.

Leia alguns destaques das salas temáticas: 

Sala 1 - Assistência qualificada às vítimas: Atuação nos casos de violência contra a mulher; violência contra crianças e adolescentes e violência racial.

Sala 2 - Violência obstétrica e mortalidade materna: Caminhos para a responsabilização civil do Estado

Sala 3 - Perfilamento racial na busca pessoal e domiciliar

Sala 4 - Reflexões sobre o abandono afetivo e a alienação parental

Sala 5 - Medidas atípicas e efetividade da execução Cível

 

O VII Encontro de Atuação Estratégica fez parte das comemorações pelo Dia da Defensoria Pública, comemorado em 19 de maio. O objetivo foi reunir defensoras(es) de todo estado para reflexão sobre a atuação institucional, debates jurídicos e interdisciplinares e discussão, em grupos, de temas estratégicos para atuação em cada área. Realizado no Hotel Windsor Florida, no Rio de Janeiro, o evento foi encerrado com uma confraternização ao som do grupo Samba que Elas Querem.

Veja as fotos do VII Encontro de Atuação Estratégica aqui.



VOLTAR