O 1º Núcleo Regional de Tutela Coletiva da Defensoria Pública do Rio esteve presente na audiência pública para melhorias do serviço de fornecimento de água potável e tratamento de esgoto na cidade de São Francisco do Itabapoana. O encontro, que aconteceu na última terça-feira (12), lotou o plenário da Câmara de Vereadores. 

Diversos consumidores já haviam apresentado reclamações ao Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), todas sem respostas por parte da concessionária Águas do Rio, levando-os a procurar a Defensoria Pública local.  

Entre os pontos negativos trazidos estão a qualidade da água entregue nas residências, comércios e equipamentos públicos, interrupção sistemática do fornecimento de água, ausência de transparência na consecução dos projetos de melhoria do sistema e seus investimentos, dificuldade de registrar reclamações e cobranças abusivas pela empresa concessionária. 

Karine Terra, defensora pública em atuação no 1º Núcleo Regional de Tutela Coletiva, afirma que a Defensoria atuará em prol da população e buscará a melhor forma de solucionar os problemas junto a Águas do Rio, judicializando a questão caso seja necessário. 

— Na audiência pública, muitos consumidores relataram se sentir desrespeitados, tanto com a desídia da empresa no seu atuar, quanto na ausência de respostas às solicitações dos consumidores — destacou a defensora. 

O representante da Águas do Rio presente na audiência realizou apresentação do relatório das atividades da concessionária, e, após ouvir os moradores, se comprometeu a solucionar as questões levantadas.

 

Texto: Thaís Soares



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