Tem início na quinta-feira (4), às 14h, o Projeto Diálogo Cidadão 2023, curso de educação em direitos oferecido pela Defensoria Pública do Rio para os profissionais das forças de segurança do Estado (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Assistência dos Vitimados, Secretaria de Administração Penitenciária e Secretaria de Ordem Pública).  

— Não é demais ressaltar que é função da Defensoria Pública a promoção de educação em direitos, e esse projeto, direcionado para as forças de segurança do Rio de Janeiro, promove o diálogo e a aproximação entre as instituições. O curso tem uma ementa farta, com abordagem de vários temas, que irá ajudar tanto na atuação profissional do aluno, quanto em dúvidas corriqueiras da vida diária  — explica a coordenadora-geral de Programas Institucionais, Isabela Monteira Menezes.

Essa é a quinta edição do projeto, a primeira desse ano. O curso será composto por vinte encontros virtuais quinzenais, sempre às quintas-feiras, pela plataforma Zoom, o que permite participação de quem mora no interior. 

O plano de aulas do curso inclui temas como direitos  humanos; direitos das mulheres, de pessoas com deficiência e LGBTQIAP+; enfrentamento à discriminação e ao preconceito; combate às práticas de tortura e a tratamentos degradantes; e solução consensual de conflito.

A cada tarde, haverá duas aulas, com intervalo de 15 minutos: a primeira das 14h às 15h15; a outra das 15h30 às 16h45.  Há 90 vagas disponíveis; as inscrições são de responsabilidade das instituições atendidas pela iniciativa.

A iniciativa é da Coordenadoria-Geral de Programas Institucionais da Defensoria, com apoio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur).  Serão conferidos certificados a quem assistir pelo menos 70% das aulas. A previsão é de que o encerramento do curso se dê em 28 de setembro.



VOLTAR