As novas perspectivas do acesso à Justiça serão o tema de um debate realizado na Defensoria Pública do Estado do Rio, na próxima sexta-feira (31), às 10h. Durante o evento, serão discutidas soluções práticas para a problemática do acesso à Justiça, analisando as barreiras econômicas, sociais, culturais e psicológicas que impede ou inibe a população de acessar e fazer uso do sistema judiciário.

Aberto ao público, o evento tem a presença confirmada de Kim Economides, um dos mais renomados pesquisadores sobre o acesso à Justiça no mundo; Maurílio Casas Maia, defensor público e professor de mestrado da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); além da defensora pública-geral, Patrícia Cardoso, e da subdefensora pública-geral Institucional, Cintia Guedes.

Cleber Francisco Alves, defensor público de classe especial no Rio de Janeiro, considera de grande importância a oportunidade de debater o tema do acesso à justiça nas suas novas perspectivas contemporâneas, tendo como interlocutor um dos mais qualificados e reconhecidos pesquisadores sobre o tema em âmbito mundial. 

— É a primeira vez que acontece esse painel acontece, então é importante trazer um pesquisador de renome, internacional, que poderá trazer uma contribuição para aqueles que desejam pensar e refletir sobre os desafios, horizontes, possibilidades e perspectivas do acesso à justiça — afirma o defensor. 

Para Henrique Guelber, diretor do Centro de Estudos Jurídicos da DPRJ (Cejur), discutir o acesso à justiça com uma perspectiva técnica, ampla e com os olhos voltados para o Direito Comparado é de importância fundamental.

— O Cejur tem como prioridade a construção cada vez maior de uma Defensoria do Rio produtora e exportadora de conhecimento, difusora de boas doutrinas, especialmente atenciosas às nossas missões institucionais, como é esta ocasião — conclui o diretor.

O painel “Novas Perspectivas do Acesso à Justiça” é uma realização do Cejur, com apoio da Defensoria Pública do Amazonas, da Defensoria Pública de Roraima e da Universidade Federal Fluminense.



VOLTAR