O projeto “Defensoria nas Ilhas” estará presente na Vila do Abraão, em Ilha Grande, Costa Verde do Rio, no próximo sábado, 4 de março. Moradoras e moradores do local terão atendimento para demandas cíveis, de família e consumidor, de qualquer complexidade. Também será possível a realização gratuita de exames de DNA.

Os atendimentos serão feitos no Centro de Visitantes do Parque Estadual da Ilha Grande, na Vila do Abraão, a partir das 9h. Não é necessária inscrição prévia para participar.

A primeira ação do “Defensoria nas Ilhas” em 2023 aconteceu no dia 11 de fevereiro, na Praia de Provetá, em Ilha Grande, e atendeu mais de 90 moradoras(es). Foram identificados problemas como a falta de energia elétrica, sinal de telefone e internet.

Ao todo, o projeto contará com 10 ações em 2023, entre fevereiro e novembro. Itacuruça, Paraty e Mangaratiba são os outros locais da Costa Verde que receberão atendimentos ao longo do ano. Depois de cada ação, serão feitos relatórios para encaminhamento aos Núcleos de Tutela Coletiva e atendimento das demandas espontâneas que serão apresentadas pelas(os) moradoras(es).

O “Defensoria nas Ilhas” tem por objetivo efetivar o acesso à justiça a quem vive nas ilhas, principalmente em áreas distantes dos equipamentos da Defensoria. A iniciativa é promovida pela Coordenadoria Geral de Programas Institucionais da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, com apoio do Centro de Estudos Jurídicos e da Fundação Escola Superior da instituição.



VOLTAR