Com o objetivo de discutir o problema da falta de vagas em creches no Rio de Janeiro, a Defensoria Pública se reuniu, no último dia 15, com representantes da Procuradoria Geral do Município. Todo início de ano, a DPRJ recebe uma alta demanda de pessoas que não conseguiram realizar a matrícula na rede municipal de ensino. 

Durante o encontro, a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso, sugeriu ao procurador-geral do Município, Daniel Bucar, que seja criado um fluxo direto para atender as demandas entre as Instituições como uma forma de diminuir o número de ações individuais contra o Município. 

— Como a criação do fluxo de alinhamento de demandas, a Defensoria poderia atuar de forma extrajudicial, sem precisar entrar com diversas de ações contra o Município, trazendo agilidade para a solução dos casos. — reforçou Cardoso.

Neste sentido, Patrícia Cardoso também reiterou que os mutirões de atendimento realizados pela DPRJ ajudam a desafogar o trabalho das defensoras e defensores que atuam na ponta. Além disso, é uma forma de a população conseguir ser atendida mais rapidamente.

Estiveram presentes na reunião a subdefensora-geral Institucional, Cíntia Guedes; a coordenadora e a subcoordenadora de Saúde, Thaisa Guerreiro e Alessandra Nascimento; o coordenador Cível, José Augusto Garcia; a coordenadora de Tutela Coletiva, Raphaela Jahara; bem como o coordenador da Infância e Juventude, Rodrigo Azambuja; a subprocuradora-geral do Município do Rio de Janeiro, Ana Paula Buonomo; e o coordenador de Atuação Estratégica da Procuradoria-Geral do Município do Rio de Janeiro, Antônio Carlos de Sá.

Veja como funcionam os mutirões de vaga em creche da DPRJ

O mutirão da Defensoria estará novamente na Taquara, Zona Oeste do Rio, nos dias 4 e 25 de março. Em Campo Grande, os atendimentos serão feitos no dia 11, e no Centro, dia 18, sempre entre 9h e 15h. Na Taquara, serão concentrados os atendimentos da Zona Oeste e em Campo Grande serão contempladas também as demandas de Santa Cruz. No Centro, serão direcionados os agendamentos para vagas em creches nas demais regiões da cidade. 

Durante os mutirões, somente serão atendidas as pessoas que realizaram agendamento prévio através dos canais oficiais da Defensoria do Rio: ligando para a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) da Defensoria através do número 129 (ligação gratuita), disponível de segunda a sexta, das 9h às 18h, ou ainda pelo aplicativo Defensoria RJ, que tem versões gratuitas para celulares Android e IOS. O agendamento é fundamental para acomodar todas as pessoas da melhor forma, evitar aglomerações e espera em filas. 

Além dos mutirões, as demandas por vaga em creches seguem sendo atendidas normalmente pelos Núcleos de Primeiro Atendimento. Para isso, também é preciso realizar agendamento prévio nos canais oficiais da Defensoria do Rio.



VOLTAR