Encontro de mãe e filhas durante visita ao Presídio Talavera Bruce, em Bangu, Rio de Janeiro - Foto: Emily Assunção / DPRJ

A Coordenadoria da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Rio (Coinfância) participou de reunião para a elaboração de nova resolução a fim de garantir a efetiva convivência de crianças e adolescentes junto às mães, pais e familiares em privação de liberdade. A criação da nova minuta busca atender ao pedido de Ação Civil Pública proposta pela DPRJ.

Durante o encontro, um ponto de destaque tratado pela Defensoria e o Ministério Público foi o compartilhamento de informações pessoais das crianças e adolescentes que acessam o sistema prisional para visitar familiares. Para as instituições, essa ação poderia acarretar graves prejuízos à imagem dos menores. A ideia é que, através da nova resolução, seja criada uma solução para que os nomes de meninas e meninos inseridos no sistema de informação SISPEN, gerido pelo DETRAN-RJ, não sejam compartilhados pelo Portal de Segurança e que fiquem armazenados somente nos bancos internos da SEAP. 

Rodrigo Azambuja, coordenador da Coinfância, afirma que o trabalho desenvolvido em parceria demonstra que a atuação da DPRJ e do MPRJ são complementares e potencializadas quando realizadas em conjunto.

— O processo neste formato permite a construção de soluções consensuais, reforçando que a preocupação de todas as instituições envolvidas é a defesa do melhor interesse de crianças e adolescentes, reconhecendo a importância da visitação à pessoa privada de liberdade como crucial para o processo de ressocialização — explica o defensor.

Além da DPRJ,  estavam presentes na reunião a Coordenadoria de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CEMEAR/MPRJ), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) e a Diretoria de Identificação Civil do DETRAN-RJ.



VOLTAR