Mais de 62 mil reclamações de consumidoras(es) foram objetos de análise e interação do Núcleo de Defesa do Consumidor da DPRJ (Nudecon) com usuárias(os) e empresas na gestão do serviço público digital Consumidor.gov.br, em 2022. Além do número expressivo, a atuação do Núcleo também trouxe cumprimento total dos prazos estabelecidos pela plataforma e foi elogiada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). 

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro recomenda a utilização da plataforma Consumidor.gov.br como uma alternativa extrajudicial à resolução de conflitos envolvendo a matéria de direito do consumidor. O coordenador do Nudecon, Eduardo Chow de Martino Tostes, ressalta a relevância do portal como uma opção segura, rápida e eficiente. 

— É importante destacar a participação direta da Defensoria Pública na medida em que o Nudecon é o gestor da plataforma no âmbito do estado do Rio de Janeiro — afirma o coordenador.

Desenvolvida pela Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, o portal Consumidor.gov.br é gerido pela DPRJ na esfera estadual, e pelo Procon Carioca no município do Rio de Janeiro. Isso viabiliza que os dois órgãos tenham acesso às informações e interações, além de permitir o contato direto entre as pessoas usuárias e as empresas cadastradas.

— Não medimos esforços para manter o nosso compromisso junto aos consumidores e fornecedores, no sentido de estarmos sempre atentas às demandas que nos são trazidas para análise e principalmente aos prazos, garantindo assim a eficiência da plataforma e aumentando ainda mais a sua credibilidade. Resultado disso é que hoje, recebemos mais de 50 reclamações por dia — destacam Rosemary Custódio, Nádia Câmara e Erica Barreto, assessoras do Nudecon que atuam diretamente na gestão da plataforma.

Veja os dados nacionais do consumidor.gov.br no link: http://bit.ly/3YRRiWe.



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