A praia de Provetá, em Ilha Grande, Costa Verde do Rio, será a primeira parada do projeto “Defensoria nas Ilhas” em 2023. No dia 11 de fevereiro, moradoras e moradores do local terão atendimento para demandas cíveis e de família, de qualquer complexidade. A ação será realizada das 9h às 15h e contará também com profissionais do Núcleo de DNA da DPRJ. Não é necessário nenhum tipo de inscrição prévia para participar. 

Isabela Menezes, Coordenadora Geral de Programas Institucionais, afirma que o projeto busca efetivar o acesso à justiça a quem vive nas ilhas, principalmente para as pessoas que estão em locais mais isoladas e distantes dos equipamentos da Defensoria Pública, o que prejudica o exercício de vários direitos.

- A retomada do projeto significa a necessidade de se dar uma atenção especial a esses territórios, com atendimento individual, além da busca ativa das demandas coletivas. - explica a coordenadora.

Para André Bernardes Lopes, coordenador da Região 9 e defensor titular do Núcleo da Família de Angra dos Reis, é uma alegria participar da retomada do projeto juntamente com as instituições parceiras.

- O projeto contempla integrantes de povos tradicionais que residem nas ilhas e por tal condição dificilmente buscariam atendimento no continente. - define o coordenador.

Ao todo, o “Defensoria nas Ilhas” contará com 10 ações em 2023, entre fevereiro e novembro. Itacuruça, Paraty e Mangaratiba são os outros locais da Costa Verde que receberão atendimentos ao longo do ano. Após cada ação, serão feitos relatórios para encaminhamento aos Núcleos de Tutela Coletiva e atendimento das demandas espontâneas que serão apresentadas pelas(os) moradoras(es) de cada localidade.



VOLTAR