Dez novas(os) servidoras(es) tomaram posse na Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) nesta segunda-feira (16), em uma cerimônia na sede da instituição. Essa foi a 22ª cerimônia de posse, tendo sido realizadas 27 convocações das(os) aprovadas(os) no III Concurso Público para o quadro de apoio da instituição.
 
— A Defensoria Pública é a casa da cidadania, um instrumento de transformação social. Vocês ingressam numa grande instituição e carregam também uma grande responsabilidade — disse a nova secretária de Gestão de Pessoas, Denise Firemand Oliveira, durante o evento.
 
Além da secretária, compuseram a mesa de abertura a defensora pública-geral do Estado do Rio de Janeiro, Patrícia Cardoso; a subcorregedora-geral, Simone Mendes, e o presidente da Associação das Servidoras e Servidores da Defensoria Pública (Asdperj), Leonardo Quintão, que parabenizaram as(os) aprovadas(os) e reafirmaram o papel da Defensoria na promoção e defesa de direitos individuais e coletivos. Na sequência, quatro técnicas(os) administrativas(os); cinco analistas processuais e um analista especializado em tecnologia da informação, assinaram o termo de posse.
 
Em seu discurso, a defensora pública-geral do estado do Rio, Patrícia Cardoso, lembrou que muitas vezes as pessoas que buscam a Defensoria já estão desacreditadas na busca pelo acesso à justiça.
 
— No labor diário, as pessoas que nos procuram sempre têm dificuldades maiores que as nossas. É um privilégio ser a pessoa que implementa mudanças significativas numa realidade dura, e vocês ingressam na carreira podendo ter esse papel. — disse Cardoso.
 
As(os) ingressantes na Defensoria farão um Curso de Ambientação e Capacitação de Novos Servidores e Servidoras. Com o apoio do Cejur e da Fundação Escola Superior da Defensoria (Fesudeperj), serão ministradas palestras e rodas de conversa sobre o papel e a atuação dos núcleos especializados.



VOLTAR