Daiana Pinto Damião já foi frentista de posto de gasolina, caixa em uma casa lotérica, professora de crianças e atendente de perfumaria. Hoje, aos 36 anos, Daiana, que trabalha desde os 18, é a primeira motorista de veículos pesados da Defensoria Pública do Estado do Rio. 

Nascida na cidade de Magé, na Baixada Fluminense, Daiana conta que conheceu a Defensoria através de outro motorista, que era seu passageiro quando ela também trabalhava dirigindo ônibus na linha Nova Campinas / Central. Seu Robson, como ela o chama, contou sobre a vaga e ela afirma ter se interessado imediatamente. “Fiquei surpresa, pois achava que só poderiam ser funcionários concursados”, conta a, agora, servidora da DPRJ.

Além de um novo desafio, para Daiana, trabalhar na Defensoria significa melhoria na qualidade de vida, com uma rotina que possibilita passar mais tempo com seu filho, de 14 anos. Para ela, o garoto é sua maior motivação. 

— A minha antiga rotina de trabalho era bem corrida e não tinha um horário correto para chegar em casa, ou fim de semana livre para dar um passeio, ou até mesmo tempo para conversar com ele. Muitas das vezes estava tão cansada que, ao invés de dar atenção para ele, eu dormia, explica Daiana.

A nova funcionária, que começou a trabalhar na sede da Defensoria no dia 1º de dezembro, diz que, além de um lugar de crescimento profissional, a instituição muda a vida de quem consegue uma oportunidade nela.

- Antes, eu tinha que me preocupar com meta de passageiros transportados e, ao mesmo tempo, com situações de violência vividas na rotina de motorista de ônibus de linha. Não sofro mais pressão psicológica, tenho uma rotina mais saudável e até minhas noites de sono estão melhores, comemora.



VOLTAR